Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 1

Escola EB Luísa Todi (Setúbal)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Fotografia:

Descrição da imagem:
CALENDÁRIO DO MAR
Memória descritiva
-Escola Básica Luísa Todi (1.º ciclo).
-21 alunos do 2.º ano de escolaridade (turma B), com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos.
-A partir das atividades incluídas no projeto ECO ESCOLAS, a professora achou por bem inscrever a sua turma na atividade CALENDÁRIO DO MAR.
Desde logo o fez por a considerar muito interessante, pois, para além de ir ao encontro do grande objetivo da preservação do ambiente, cruzava-se com uma idealização prévia da docente de realizar de um calendário para a turma, uma vez que neste ano de escolaridade se trabalha muito em torno dos meses do ano, dias da semana, etc.
Seguindo as indicações do processo, a professora introduziu o tema “conservação da biodiversidade marinha” na disciplina de Estudo do Meio, a partir da intervenção pertinente de um aluno apaixonado por animais. Aproveitando essa intervenção fez surgir a discussão e posterior perceção da gravidade da problemática e da necessidade de cada um contribuir para mudar algo, por menor que seja.
Seguidamente apresentou a atividade e propôs a realização, que foi desde logo aceite por todos. Logo depois, foi necessário escolher a espécie marinha a incluir no trabalho e a escolha recaiu sobre o golfinho, um animal tão querido por todos e especialmente relacionado com Setúbal e por todos adorado.
Numa primeira fase os alunos fizeram uma pesquisa sobre os golfinhos, com a ajuda das famílias.
Depois disso, uma aluna com reconhecidas capacidades de desenho e pintura foi a escolhida pelos colegas para fazer no quadro interativo multimédia (no programa ACTIVE INSPIRE) o esboço inicial do que seria a nossa folha do calendário e depois passou essa ideia para uma folha A3, ilustrada por outros alunos.
De referir que os desenhos escolhidos com base nas pesquisas elaboradas, como por exemplo os peixes que são alimento para os golfinhos: lula e salmão, que foram incluídos no desenho.
Entretanto, com a contribuição de todos, idealizamos os materiais a utilizar e posteriormente passámos à concretização, mais uma vez com a contribuição de todos os alunos e apoio da professora de Educação Especial que apoia um aluno com síndrome do espectro do autismo, pertencente à turma.
Aos poucos, o trabalho foi ganhando vida e ficou fantástico!!
Quando a professora quis saber qual o mês que os alunos adequariam a imagem realizada, foi escolhido janeiro, uma vez que é o primeiro mês do ano.
Na aula seguinte, mais uma vez com a contribuição de todos procuramos criar uma frase alusiva à conservação dos recursos marinhos, que resultou na seguinte:
“VAMOS TODOS CUIDAR DO MAR, PARA ELE NÃO ACABAR!”
Em suma, foi um trabalho muito enriquecedor, em todos os sentidos, onde se trouxe à tona a cada vez mais real problemática em torno da preservação do Mar e das espécies que nele habitam e à necessidade urgente da intervenção de todos e de cada um, com pequenos gestos que se podem tornar gigantes!!
Gisela Reis Marmelo
Dezembro de 2018