Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 1

Jardim de Infância do Centro Social e Paroquial de Santa Cecília (Câmara de Lobos)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Fotografia:

Descrição da imagem:
Esta imagem poderia ilustrar o nosso calendário no mês de Outubro visto ser o mês do concelho municipal de Câmara de lobos.
A denominação do concelho de Câmara de Lobos está umbilicalmente ligada à espécie “Lobo Marinho”. Aquando da descoberta da Ilha da Madeira, em 1419, e na sequência do reconhecimento à costa, os marinheiros aportaram a uma baia onde encontraram uma grande colónia destes animais marinhos a que baptizaram de Câmara de Lobos.
Este animal, originário do Mar Mediterrâneo, está hoje em vias de extinção, sendo que na Região Autónoma da Madeira está confinado a uma pequena colónia nas ilhas Desertas.
A denominação cientifica desta espécie é “monachus monachus”, mas é vulgarmente conhecido por “Lobo Marinho” devido às vocalizações em tom de urro e também por ser um animal carnívoro. A denominação de “Foca Monge”, deve-se às pregas que possui no pescoço, quando está em descanso, que lembra um capucho de monge; e ainda por ser um animal de hábitos solitários.
 Frase acerca da conservação dos recursos marinhos:
“O mar não devemos poluir para o lobo marinho sobreviver e evoluir.”
 Memória descritiva:
- Escola: Infantário de Santa Cecília em Câmara de Lobos (Madeira),
- Idade dos alunos: 4/ 5 anos,
- Processo: De inicio quando abordamos a temática foi um pouco dificil mas depois as crianças entusiasmaram-se e queriam conhecer e aprender mais acerca do lobo marinho, as suas caracteristica, o seu habitat, o que comia, etc... Aprenderam que é uma éspecie em vias de extinção e que por isso temos de preservar o seu ecossistema, e até tentavam dar sugestões para a sua proteção.
Quanto à imagem, as crianças escolheram a rasgagem e colagem como técnicas, acharam muito divertido sendo esta uma temática que lhes chamou a atenção.