Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 1

Escola EB e Sec. de Escariz (Arouca)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Fotografia:

Descrição da imagem:
O lançamento da proposta de trabalho “Calendário do Mar” foi feita na nova disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, uma área que privilegia a realização de projetos transversais às várias disciplinas do currículo. Foi bastante fácil envolver todas as turmas do quinto ano neste trabalho pois o tema “Mar”, é um tema que lhes remete para memórias agradáveis.
Foi utilizada a metodologia de projeto. Nesse sentido, após uma pesquisa acerca da biodiversidade marinha e da necessidade de preservar o ambiente e mais especificamente os oceanos, os alunos passaram para a ação, através da realização de vários esboços sobre o tema em estudo.
As frases realizadas foram várias, não sendo fácil a seleção das mesmas, destacando-se um envolvimento ativo de todos os alunos, que desenvolveram com esta atividade o pensamento crítico relativamente à sustentabilidade de nosso Planeta, questionando-se constantemente acerca do seu futuro e sugerindo ações de sensibilização para a comunidade educativa, nomeadamente através da exposição dos trabalhos que estão a ser realizados no âmbito deste projeto. A escolha dos materiais para o trabalho, nomeadamente revistas velhas e cola UHU renature, vai, assim, de encontro com esta consciência da necessidade de ação para uma vivência mais ecológica, na preparação de um futuro mais risonho.
A colagem realizada concretiza as ideias dos alunos das três turmas do quinto ano da Escola Básica e Secundária de Escariz, que se irão empenhar na realização posterior do calendário para o ano de 2020! A composição gráfica foi, por isso, amplamente participada e representa o produto final pretendido por todos os intervenientes.