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Trabalhos 2018-19

Calendário do Mar – Fase 1

Escola Sec. Anselmo de Andrade (Almada)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Fotografia:

Descrição da imagem:
Na sequência da abordagem ao tema da conservação dos oceanos na aula de Ciências Naturais, em Educação Visual, a professora convidou os alunos a mergulhar no oceano. Mostrou-lhes uma imagem da nossa plataforma marítima incluindo Açores e Madeira. De seguida, pediu-lhes que mergulhassem bem fundo e desenhassem tudo o que vissem. A resposta por parte dos alunos foi imediata.Com criatividade e entusiasmo, os trabalhos surgiram com grande qualidade. Foram recolhidos cerca de 120 desenhos.
Condicionados pelo formato A3, e tendo em mãos tantos trabalhos com qualidade excelente, foi complicado escolher. Para que todos pudessem participar, foi feita uma seleção dos melhores de cada turma. Estes foram fotocopiados e os originais devolvidos aos alunos. As imagens mais originais foram recortadas das fotocópias e guardadas. Esta seleção de desenhos, abrangeu 25 alunos de 4 turmas do 5º ano da Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, Almada.
Os alunos escolhidos (com uma média de idades de 10 anos) vieram num período fora do tempo de aulas trabalhar num atelier de artes. Dos 25 selecionados, compareceram 20. Foi-lhes pedido que trouxessem tesouras e recortes de revistas com cores e texturas diversificadas para dar cor e brilho ao trabalho.
Neste atelier, os alunos foram divididos em diferentes grupos de trabalho. Enquanto uns recortavam as imagens dos desenhos em fotocópia, outros colavam essas imagens nos papéis de revista e outros recortavam novamente. As imagens finais iam sendo colocadas numa caixa para posteriormente se criar a composição com os elementos selecionados. Foi feita uma selecção de papéis tendo em conta o uso a que cada um se destinava.
Para fazer o fundo azul, pensou-se usar uma cartolina azul. Acabámos por utilizar uma folha de papel de seda já bastante descolorada pelo sol e um pouco rasgada. Deste modo, conseguiu-se efeito de movimento da água. Após este resultado, considerámos ser interessante trabalhar em 3D. Todas as espécies vegetais estão apenas coladas na base, dando o efeito de movimento. Alguns peixes têm colado por trás um pequeno papel plissado para dar relevo. As barbatanas e as caudas de alguns peixes estão ligeiramente enrolados para fora para dar o efeito tridimensional. O mergulhador, representa o aluno no deu mergulho. Leva com ele uma câmara de filmar. As botijas de oxigénio, são dois rolinhos de papel. Está colado apenas pela barriga, simulando as pernas em movimento.
A dimensão de algumas espécies era demasiado grande no desenho original e foi necessário proceder à sua redução por fotocópia. Os alunos fizeram questão de colocar um maior número de sardinhas por ser esta a nossa espécie de eleição. Caso venha a ser considerado este trabalho, gostariam que representasse o mês de junho.