Trabalhos 2018

Escola EB de Vilarinho de Bairro

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Descrição do painel:
O painel apresenta uma paisagem rural/florestal vista através da janela da sala de aula. Pela janela, emoldurada por uma faixa de “parede”, podem ver-se várias árvores e arbustos em diferentes tons de verde. A área envolvente encontra-se limpa e bem cuidada. No canto inferior direito, pode observar-se uma parte da cobertura do telheiro, que está no recreio da escola. Ao centro, pode ver-se a copa de uma das árvores do jardim, bem como um dos candeeiros de iluminação. Na parte superior do painel, destaca-se um céu azul claro onde pode ler-se, escrita a azul escuro, a frase “Cuidar da floresta é cuidar de nós!”.

Memória descritiva:
Introdução
Os incêndios de 15 de Outubro de 2017 afetaram a região centro do nosso país, nomeadamente localidades próximas dos locais de residência dos alunos que frequentam a EB de Vilarinho do Bairro.
O regresso às aulas, na segunda feira seguinte, foi marcado pelo relato dos acontecimentos. As imagens das chamas estavam presentes na memória de todos e, olhar pela janela da sala de aula, continuando a ver a mesma paisagem verde de antes foi reconfortante mas também fez com que alguns alunos, especialmente os mais velhos, se questionassem como seria se todo aquele verde tivesse dado lugar ao cinzento.
Este foi o ponto de partida para a elaboração do “painel da floresta” proposto aos alunos no âmbito do projeto Eco-Escolas.
Desenvolvimento
Os alunos do 4º ano pesquisaram sobre a importância da floresta para a vida na Terra. Foram também, por eles, identificados fatores e comportamentos de risco para a destruição das florestas, bem como meios/atitudes para os minimizar ou eliminar. Com esta informação, elaboraram folhetos para serem distribuídos pela comunidade escolar, depois de terminado o painel.
Todos os alunos receberam, nas suas casas, folhetos distribuídos pelo governo e assistiram à divulgação, pelos meios de comunicação social, de informação e alertas sobre o tema.
Depois de tantas imagens negativas divulgadas, quisemos reproduzir no nosso painel uma imagem e uma mensagem positiva. O trabalho elaborado teve por base uma fotografia, tirada da janela da sala de aula, porque o verde dali avistado é muito mais do que uma bela vista: é a certeza de que continua a haver vida e esperança.
Depois de escolhida a imagem, de entre as várias fotografias disponíveis, esta foi, com a ajuda de uma encarregada de educação, trabalhada, digitalizada e reproduzida no painel de madeira. A partir deste ponto, o trabalho foi apresentado, aos restantes colegas, pelos alunos do 4º ano, e solicitada a sua colaboração. Foram apresentadas sugestões de materiais a usar, tendo a escolha recaído em: tecido, trapilho, cortiça, cereais, lã, cola branca, madeira, espátulas de madeira e paus de espetada, tintas, papel de parede e vidro.
Os alunos dos 1º e 2º anos, preparam os materiais e os alunos dos 3º e 4º anos procederam às colagens e pinturas.
A frase inscrita foi resultado de votação, pelos alunos, após apresentação de propostas pelo 4º ano.
Por fim, e para a “construção” da janela foi solicitada a colaboração de encarregados de educação, que se deslocaram à escola, contribuindo com assessoria técnica, aquisição/recolha de material e apoio na montagem.
Pretendeu-se que as cores utilizadas fossem as mais próximas possível da realidade tendo sempre em atenção o aproveitamento de material já existente, restante de atividades anteriores (alguns tecidos e tintas).
O vidro e a madeira foram usados na tentativa de facilitar o transporte e afixação, mas de principalmente potenciar a sua durabilidade, porque esta é uma mensagem que não pode deixar de estar sempre presente.
O painel foi sendo elaborado no átrio da escola o que permitiu que todos os outros alunos (do 5º ao 9º ano), professores, assistentes operacionais e encarregados de educação acompanhassem o seu desenvolvimento e, fruto da curiosidade e do envolvimento gerados, começasse desde logo a cumprir o objetivo para que foi criado: alertar, fazer pensar e promover a alteração de comportamentos.
Conclusão
Com a elaboração deste painel pretendeu-se dar um pequeno contributo no alerta de que a proteção da floresta não é apenas uma missão de alguns mas de todos nós, porque é a vida e o futuro de todos nós que está em risco. Todos temos um papel a desempenhar e todos podemos e devemos contribuir na medida das nossas possibilidades. Cuidar da floresta é cuidar de nós e do nosso futuro enquanto seres individuais e enquanto Humanidade.
Acreditamos que os objetivos a que nos propusemos estão a ser atingidos.

Fotos do painel:

foto da janela
PAINEL INICIAL
Colagens
colaboração dos EE
painel final
painel alunos