Trabalhos 2018

Escola Secundária de Sacavém

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Descrição do painel:
O painel é composto por sete páginas que relatam as sete histórias escritas pelos alunos e documentadas com fotografias.

Memória descritiva:
No projeto participaram todos os alunos da turma A do 8º ano da nossa escola. Foi-nos proposto pelas professoras Ana Santos e Cecília Loureiro que abordássemos o tema “nativas vs invasoras”. Depois de olharmos à nossa volta, decidimos escolher a oliveira e os penachos, pois temos vários exemplares no pátio da escola.
Saliente-se que pertencemos a uma escola integrada numa cidade e ao nosso redor existem sobretudo edifícios. Assim, procurámos abordar aquelas espécies com que convivemos no nosso cotidiano.
Começamos por organizar os grupos e, depois, procedeu-se ao sorteio dos temas de trabalho: um grupo apresentaria a oliveira (fazendo a sua memória descritiva) e outro os penachos. Os restantes procurariam construir pequenas histórias em que estas duas espécies tivessem de conviver, demonstrando o caráter invasor dos penachos.
Deste modo, surgiram seis textos: um em que a oliveira se apresentou, outro em que foram os penachos a fazê-lo e quatro histórias: O vizinho improvável, A grande candidatura à presidência, Trocas e O transplante. Em todas estas histórias, os alunos procuraram mostrar que os penachos são muito bonitos, mas prejudicam as outras espécies, multiplicando-se em demasia e absorvendo os recursos do solo.
Os alunos mostraram-se muito entusiasmados na realização dos trabalhos, mas a liberação do caderno foi complicada pois tudo nos foi solicitado em época de testes de avaliação, o que provocou que tivesse de ser uma pessoa a passar todas as histórias durante um fim de semana, pois não houve tempo para colocar o caderno a circular pelos alunos.

Fotos do painel:

1ºPág.Desafio UHU
2ªpág.Desafio UHU
3Pág.Desafio UHU
4ªpÁg.Desafio UHU