Trabalhos 2018

Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Descrição do painel:
Com os trágicos incêndios do mês de outubro, que atingiram um basto território do centro de Portugal, 60% da área florestal e agrícola do concelho de V. N. Poiares ficou reduzida a cinzas.
Os alunos foram confrontados com vastas áreas em que biodiversidade simplesmente desapareceu.
Com a chegada da Primavera surgiram “manchas verdes” ao longo das margens dos ribeiros e rios que atravessam o território do concelho. A flora ripícola regenera-se e traz consigo uma biodiversidade animal visível. Os pinhais e eucaliptais continuam reduzidos a cinzas.
O painel reproduz as imagens que os alunos transportam consigo!...
A Ribeira de Poiares no centro, como “fonte” de biodiversidade, e em cada uma das margens a dicotomia biodiversidade versus resultado dos incêndios e de uma floresta em que predomina a monocultura de eucalipto e pinheiro.
O painel é complementado como modelos tridimensionais de algumas espécies animais da fauna local.
Sobre o painel “frases dispersas” da floresta que os alunos perspetivam para o futuro.

Memória descritiva:
Com os trágicos incêndios do mês de outubro, que atingiram um basto território do centro de Portugal, 60% da área florestal e agrícola do concelho de V. N. Poiares ficou reduzida a cinzas.
As temáticas floresta e incêndios e os problemas surgidos (destruição da biodiversidade, erosão dos solos, …), assim como, a floresta que queremos para o futuro, foram temáticas abordadas nas Áreas Curriculares de Ciências Naturais e no Clube de Ciências e Clube Verde.
Neste contexto, foram planificados e executados o painel e os modelos tridimensionais da fauna animal no Clube Verde e na Área Curricular de Ciências Naturais (6.º ano) foram elaboradas as frases que se encontram sobre o mesmo.
O produto final utilizou como materiais um painel de madeira 2 x 0,95 m (reciclado), cola UHU, papel de jornal e tintas para colorir.
O painel e os modelos vão estar expostos à comunidade educativa nas atividades de encerramento do ano letivo.
Os alunos que frequentam o Clube de Ciências e Clube Verde são alunos do 2º ciclo, com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. O levantamento das frases foi feito nas turmas de Ciências Naturais do 6º ano de escolaridade.

Fotos do painel:

painel_clube verde
execução_painel
painel_conjunto
painel_1
painel_2
Bernardo_guarda rios