Trabalhos 2018

EB2,3/S Aquilino Ribeiro

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Descrição do painel:
O nosso painel, "Floresta Mágica" retrata a Fauna e Flora da Serra de Sintra, localizada a cerca de 10 km da nossa escola.
Nos últimos anos têm-se verificado o desaparecimento de algumas espécies, em consequência da acção do homem. A Serra de Sintra está abrangida por Leis de protecção específicas de algumas dessas espécies, tornando-se num dos refúgios e conjuntos mais valiosos do património florestal nacional onde os podemos observar.
A serra situa-se junto ao litoral e beneficia de um clima temperado e húmido, que favorece o desenvolvimento de um exuberante manto vegetal. É uma floresta rica em espécies atlânticas e mediterrânicas, que marca a transição entre a vegetação do norte e a do sul do país. A sua área florestal tem cerca de 5000 hectares.
Os alunos realizaram uma pesquisa orientada de forma a tomarem conhecimento da Biodiversidade que a Serra “abriga”. Posteriormente, produziram o painel representando elementos dessa mesma Biodiversidade, tal como frases de sensibilização para a preservação das florestas.

Memória descritiva:
A estrutura base do nosso painel é composta três cartões duplos canelados, que formam um tríptico com 2,70m de largura x 1,15 m de altura.
Os alunos queriam realizar um livro/ painel sobre a Serra de Sintra e as suas espécies numa escala ampliada e acharam ser esta a melhor solução.
O interior foi elaborado em várias fases. Após a pesquisa realizada acerca da fauna e flora da Serra, começaram a desenhar algumas espécies em papel e em cartão. Seguidamente desenharam a paisagem nos cartões pintando e colando materiais. Criaram uma mascote UHU e escreveram algumas mensagens de alerta e proteção das florestas.
Foram utilizadas várias técnicas de Expressão Plástica, entre elas: desenho, recorte, colagem e pintura, focando sempre o desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo dos nossos alunos, pois envolvendo-os em atividades funcionais e lúdicas, como este projeto, promovem-se competências de autonomia, organização, comunicação, inclusão social e aprendizagem do meio envolvente.
Os materiais utilizados foram diversificados, tais como: materiais reutilizados (folhas de revista); materiais orgânicos (galhos de árvore); tintas; lápis de cor e de cera; papel de lustro; papel celofane e revistas.
Durante a execução do painel, os alunos demonstraram estar ativamente envolvidos em todas as etapas da atividade, revelando interesse acerca das espécies representadas, manifestando vontade em visitar brevemente a Serra de Sintra. Não restam dúvidas que os alunos da Unidade de Apoio a alunos com Multideficiência (UAAM) realizaram aprendizagens significativas ao participarem neste desafio UHU.

Fotos do painel:

Esboços
A Capa
Capa Continuação
Interior
Pormenores
Tríptico