Trabalhos 2018

Escola EB 1/JI de Pomares

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Descrição do painel:
A Mata da Margaraça está documentalmente referenciada desde a segunda metade do séc. XIII e é uma das poucas florestas primitivas do nosso país.
Esta Mata corresponde, tão-somente, a uma das mais notáveis florestas caducifólias existentes em Portugal. Carvalhos, castanheiros, cerejeiras, ulmeiros, azevinhos, freixos, azereiros, loureiros, entre outras, são algumas das espécies que constituem o seu estrato arbóreo. O estrato arbustivo conta com o folhado, medronheiro, aveleiras, aderno, gilbardeira. O Selo-de-Salomão, o Lírio-martagão, a Veronica micrantha, bem como algumas espécies de orquídeas, são raridades que se abrigam nesta mata.
Cerca de 70% a 80% da Mata Nacional da Margaraça, classificada como Reserva Biogenética do Conselho da Europa, ardeu em outubro de 2017.
Daí se ter partido para a elaboração do cartaz/painel com a clara distinção entre os aspetos desoladores da mata ardida e a vida a reconstruir e a preservar.

Memória descritiva:
O trabalho foi elaborado em conjunto pelos alunos do Jardim de Infância e da Escola do 1.º Ciclo. O primeiro passo foi escolher o material a utilizar, bem como a paisagem a retratar. Foram utilizadas várias técnicas de colagem com diversos materiais (papel de revista, papel reutilizado), para além de ilustrações e pintura com tinta de guache.
O trabalho foi desenvolvido, em vários momentos, pelas crianças das duas salas e contribuiu para uma articulação entre os dois ciclos e para uma maior consciencialização de que o que fizermos hoje fará a diferença no futuro.

Fotos do painel:

IMG_3050
IMG_3055
IMG_3059
IMG_3096
IMG_3101
IMG_3130