Trabalhos 2018

Estabelecimento Prisional do Funchal

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Descrição do painel:
O painel representa a área florestal da ilha da Madeira, sendo que estão representadas 3 espécies endémicas: a uveira-da-serra, o barbusano e o vinhático. Optou-se por representar o mar envolvente uma vez que a destruição da floresta terá consequências nefastas para todo o ecossistema, tanto em terra como em mar. Foi representada uma pequena zona alusiva aos incêndios florestais, com o intuito de alertar para esta problemática cada vez mais frequente na nossa região.

Memória descritiva:
O painel da Floresta foi elaborado pela turma A dos Cursos EFA Nível B3. Esta é composta por cinco alunos.
Este representa a área florestal da ilha da Madeira, sendo que estão representadas 3 espécies endémicas: a uveira-da-serra, o barbusano e o vinhático. Optou-se por representar o mar envolvente uma vez que a destruição da floresta terá consequências nefastas para todo o ecossistema, tanto em terra como em mar. Foi representada uma pequena zona alusiva aos incêndios florestais, com o intuito de alertar para esta problemática cada vez mais frequente na nossa região.
Foram reutilizados diversos materiais, nomeadamente, revistas (para representar o azul do mar e os troncos das plantas), sacos de papel da loja Zara (para representar os golfinhos e as baleias), a capa de blocos de folhas pautadas (para representar as folhas de cada planta), restos de folha de madeira (para representar cada concelho da região), lã azul (para representar algumas ribeiras da região), parte superior de marcadores para quadro (para representar alguns faróis da região), palhinhas (para os aerogeradores), embalagem de leite (para os painéis fotovoltaicos) e gravilha (para delimitar a ilha da Madeira, que é rochosa).
O facto de estarmos num Estabelecimento Prisional limita os materiais e recursos que podemos utilizar, tendo sida adaptada diversas vezes a ideia original dos alunos e adequá-las aos materiais existentes e/ou possíveis de adquirir e usar devido às medidas de segurança impostas pela natureza da instituição.
Os alunos elaboraram as seguintes frases, que se encontram inscritas nas baleias e golfinhos:
• Quando uma árvore cair no meio da floresta e ninguém a ver cair, não significa que ela não caiu.
Provérbio chinês
• A cada árvore plantada fica a sensação de dever cumprido.
• A floresta não se defende sozinha, é necessário protegê-la.
• Ao destruir as florestas, estamos a agravar a falta de água no planeta.
• Se queres continuar a respirar, a floresta tens de respeitar.
• Proteja as nossas florestas e matas, não deixe as suas latas a terra contaminar.
• Não te esqueças o mundo não deverá acabar com a tua passagem por aqui.

Fotos do painel:

IMG_0098
IMG_0101
IMG_0446
IMG_0450
IMG_1436
IMG_1438