Trabalhos 2018

Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Descrição do painel:
Painel que procura alertar para os desequilíbrios que ocorrem no ecossistema florestal após um incêndio; daí o título “Floresta: e depois das chamas?”

Memória descritiva:
A Escola Superior de da Saúde do Instituto Politécnico do Porto (ESS-IPP) aceitou o desafio proposto pelo Programa Eco-Escolas e a UHU e criou o seu “Painel da Floresta”.
A concretização do trabalho principiou em abril, com a realização de uma sessão de “brainstorming” com alguns estudantes do curso de Saúde Ambiental, tendo sido selecionadas as seguintes ideias:
- O tema florestas ainda remete para devastação associada aos incêndios do ano passado;
- Considerou-se existir um desconhecimento das consequências nefastas dos incêndios para o meio ambiente (ar, solo, água e biodiversidade);
- Expondo estas consequências, sensibiliza-se a comunidade escolar para a manutenção e preservação dos ecossistemas florestais e promove-se o desempenho de um papel ativo na prevenção dos incêndios.
Para a execução deste projeto contou-se com a colaboração de 3 estudantes do 3º e 4º anos do Curso de Saúde Ambiental e optou-se, sempre que possível, pelo reaproveitamento de materiais. Usaram-se duas placas de madeira para dar estabilidade e resistência ao trabalho e papel celofane, papel crepe e cartolina para representar uma floresta a arder e colocar mensagens sintetizando as principais consequências ambientais dos incêndios. Para executar as colagens usou-se cola UHU.
O desenvolvimento desta atividade na ESS-IPP enquadrou-se na sensibilização para a sustentabilidade que é habitualmente feita junto da comunidade escolar, tendo o trabalho sido exposto com esse objetivo.

Fotos do painel:

1
2
3
4
5
6