Trabalhos 2018

Escola EB 2,3/S de Tarouca Dr. José Leite Vasconcelos

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Descrição do painel:
O Painel representa uma floresta com as árvores autóctones Azevinho, Castanheiro, Carvalho e a preservação da sua biodiversidade, tendo como principal objetivo um painel de compromissos dos pais e alunos .
Desafiados pelo concurso da UHU / Projeto 2018 “Painel da Floresta”, as professoras de apoio, propuseram aos alunos do pré-escolar e às alunas do 10º ano da turma A da educação especial , com as medidas educativas Currículo Específico Individual (CEI) que estão a desenvolver o seu Plano Individual de Transição (PIT ), assistente operacional, no Jardim do Castanheiro do Ouro produzir um Painel da Floresta, tendo como objectivos:
Estimular a aumento da literacia para a sustentabilidade em geral e biodiversidade em particular;
Educar para a manutenção e preservação dos ecossistemas florestais;
Desenvolver competências nas áreas de investigação e expressão plástica;
Dar a conhecer, produtos que respeitem o equilíbrio dos ecossistemas (especificamente a família ReNature)

Memória descritiva:
Intervenientes: Professora Dina Laranjo de apoio, Educadora Sandra, Coordenadora de estabelecimento, pais e comunidade educativa, assistentes operacionais Cecília, Sónia, alunas da Educação especial do 10º ano da turma A, alunas do Clube de mediação e Mediadora Cátia Carminé alunos do pré-escolar da sala da educadora Alexandra Araújo Educadora Teresa Quintela, coordenadora do Jardim de Infância do Castanheiro do Ouro do Agrupamento de escolas Dr. José Leite de Vasconcelos de Tarouca.
Material: Caixa frigorífica de cartão, papel de folhetos publicitários, jornal, cola quente da UHU, cola branca água, serrim, tinta de pintura castanha, branca, verde, cartolinas, tesouras, máquina de moldes sizzix, tecidos reutilizados e peluche reutilizado, camara fotográfica, PC.
Metodologia
No seguimento de um trabalho desenvolvido no jardim de infância
e no agrupamento todo, desde a catástrofe dos incêndios que abalou o nosso país as nossas crianças não ficaram indiferentes a esta problemática conscientes da importância da nossa floresta das árvores e da sua preservação e de toda a biodiversidade existente. O desafio de produzirmos um painel da Floresta ecológica, amigo do ambiente e adoptarmos comportamentos ambientalmente responsáveis, promotores da preservação e sustentabilidade do Ambiente, foi discutido no grupo e alargado para o prolongamento de horário.
Lançada a ideia começou a investigação; O que é uma Floresta? Quais as espécies de árvores existentes? Para além das árvores o que há mais nas florestas? Sendo crianças do pré-escolar em que as histórias fazem parte das suas vivências diárias, a floresta é em muitas o cenário principal, surgiu então a História do Capuchinho Vermelho, o lobo, as flores as árvores. Discutidas as fases da actividade foi feita a divulgação do desafio e enviado para os encarregados de educação um pedido de colaboração, estes deveriam escrever uma frase, na folha recortada pelos seus educandos, sobre o seu compromisso em defesa da Floresta que posteriormente foi colada nas respectivas árvores. Começou a respectiva elaboração do painel.
Foi feita a selecção das árvores da nossa Floresta, o Azevinho, o Carvalho e o Castanheiro. Começou-se por pedir numa loja de electrodomésticos uma caixa de papelão de um frigorífico para fazer o painel, procedeu-se à recolha de papel dos folhetos de publicidade de seguida as crianças mais pequenas com ajuda das alunas de CEI começaram a colar e a aparecer as árvores.
Em seguida foram criadas as personagens da história o LOBO que aqui não é visto como personagem mau, mas como um animal que devemos preservar, para a sua confecção foi reutilizado peluche de um boneco velho. O capuchinho vermelho personagem da história tradicional é vista como uma menina que gosta de passear na Floresta colher flores e ouvir o chilrear dos passarinhos. Concluído o painel ficou em exposição e foi colocado no átrio da escola e posteriormente na sede da escola EB 2,3 / S Dr. José leite de Vasconcelos de Tarouca. Este painel visou um trabalho colaborativo educandos, encarregados de educação, docentes e demais comunidade educativa para além da articulação curricular de vários ciclos de ensino.

Fotos do painel:

Recado para os  pais
1º fase construção árvore
construção árvore 1
Exploração e exemplos de espécies da região
Colagem de compromissos 3
Paínel concluído