Trabalhos 2018

Escola EB 2,3 Abade Correia da Serra

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Descrição do painel:
JARDIM DE INFÂNCIA DE SERPA
Este projeto teve como objetivo sensibilizar as crianças do Jardim de Infância de Serpa (75 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos) para a importância do equilíbrio entre o Ambiente e as atividades quotidianas, bem como a biodiversidade existente num espaço transformado - o olival tradicional.
O projeto foi desenvolvido com o mote “Só protegemos o que conhecemos”. Quanto à construção do painel, recorreu-se às seguintes técnicas de expressão plástica: desenho com vários materiais, recorte e colagem.

Memória descritiva:
A plantação de oliveiras (Olea europea) é uma prática ancestral. A var. europaea é cultivada em praticamente todos os países da bacia mediterrânica, estando perfeitamente adaptada a este clima.
Esta paisagem tão característica do mediterrâneo tem uma elevada riqueza ambiental, quer pela sua biodiversidade quer pelos serviços que presta (ecosystem as a service) nomeadamente:
 Produção de alimentos de elevada qualidade;
 Manutenção da diversidade genética;
 Regulação dos ciclos biogeoquímicos;
 Prevenção da erosão do solo e manutenção da sua fertilidade;
 Regulação climática através do sequestro e armazenamento do carbono;
 Habitat para espécies autóctones;
 Controlo de inundações;
 Lazer e recreio.
Nos olivais tradicionais as árvores são plantadas em compassos largos - geralmente mais de 7X7m - 60 a 200 árvores por hectare - podendo ser mantidas em sequeiro ou regadio.
Os espaços entre as oliveiras têm uma elevada biodiversidade sendo o habitat de diversas espécies de flora silvestre como por exemplo, a papoila (Papaver rhoeas), o cardo (Silybum marianum), a corriola-rosada (Convolvulus althaeoide), o rosmaninho (Lavandula pedunculata subsp. pedunculata). São igualmente o habitat para algumas aves (por ex. mochos e corujas), mamíferos de pequeno porte (por ex.. morcegos e ratos), répteis e diversos insetos.
Durante a visita realizada ao olival tradicional integrado na malha urbana da cidade de Serpa, as crianças observaram diversas espécies, verificando que o espaço por onde passam todos os dias, que aparenta estar abandonado, está cheio de vida, tem diversas flores silvestres, insetos (incluindo borboletas), aves e répteis.
Numa paisagem cada vez mais fragmentada, os olivais tradicionais, apesar de serem um espaço transformado, são pontos importantes de biodiversidade, de conservação da natureza e do património cultural e imaterial do Mediterrâneo.

Fotos do painel:

IMG_4023
IMG_4009
IMG_4013
IMG_4016
IMG_4038
IMG_4041