Trabalhos 2018

Escola EB 1 de Viso

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Descrição do painel:
Pintamos uma paisagem procurando representar a nossa bela Serra e nela colamos os vários elementos para mostrar alguns exemplos da sua flora.
No nosso Painel da Floresta estão representadas espécies autóctones: dois carvalhos, dois ciprestes e um loureiro; também foi integrado neste painel o medronheiro que criamos no desafio “A nossa floresta em tecido”. Nele foram incluídas mensagens relacionadas com a floresta e que são também alguns dos nossos Eco-Códigos.

Memória descritiva:
O trabalho, realizado pelos alunos do 4º ano de escolaridade, começou a ser desenvolvido a partir do primeiro Global Action Day, em novembro, uma vez que os alunos iniciaram alguns trabalhos de pesquisa sobre a nossa floresta, procurando compreender as diferenças entre espécies autóctones e espécies exóticas e respetivas vantagens e desvantagens. Foi também construído um mural: “Vamos proteger a nossa Floresta” envolvendo todos os alunos e professores da escola.
Tendo como referência, o maior parque florestal junto à nossa cidade, participamos na Rota da Floresta com uma “Caminhada pela Serra da Boa Viagem, onde foram mencionadas árvores nativas e árvores exóticas ai existentes.
As pesquisas continuaram, em trabalho de grupo, e foram apresentadas em contexto de sala de aula. No Dia Mundial da Árvore e da Floresta, os alunos do 4º ano de escolaridade, apresentaram algumas das informações recolhidas e elaboraram o painel Eco-Escolas com os trabalhos realizados.
Presentemente, temos ao nosso cuidado dez carvalhos, um pinheiro bravo, dois medronheiros e um azevinho que, no início do próximo ano letivo, serão replantados na nossa serra.
No nosso Painel da Floresta estão representadas espécies autóctones: dois carvalhos, dois ciprestes e um loureiro; também foi integrado neste painel o medronheiro que criamos no desafio “A nossa floresta em tecido”. Nele foram incluídas mensagens relacionadas com a floresta e que são também alguns dos nossos Eco-Códigos:
Para melhor respirar, da floresta deves cuidar!
As plantas autóctones deves conhecer, plantar e proteger!
Prefere plantas autóctones plantar e as plantas invasoras erradicar!
Quando um piquenique na floresta vais fazer, não deixes lixo no chão e nem uma fogueira deves acender!
A floresta ajuda a limpar para os incêndios evitar!
Se não limpas a floresta, brincas com o fogo!
Tratando-se de representar uma paisagem natural, quisemos assim utilizar alguns elementos naturais como folhas, ramos e pedras recolhidas no chão da serra e também aproveitados de ramos de flores do dia da mãe. Utilizaram-se também tintas, tecidos, garrafas de plástico, paus de gelado, cartão e papel. Pintamos uma paisagem procurando representar a nossa bela Serra e nela colamos os vários elementos para mostrar alguns exemplos da sua flora.

Fotos do painel:

1 Pintando
2 Continuando a pintar
3 A colar elementos naturais e outros
4 A colar elementos e as mensagens
5 O nosso Painel da Floresta!
6 Exposto à entrada da escola e na biblioteca