Trabalhos 2018

Escola EB 2,3 Soares dos Reis

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Descrição do painel:
A Escola Básica Soares dos Reis encontra-se localizada no Monte da Virgem, em Vila Nova de Gaia. Neste local, existiu, em tempos, um enorme bosque de carvalhos, azevinhos, castanheiros, loureiros e sobreiros, que fazem parte da floresta autóctone portuguesa. Atualmente, algumas destas espécies ainda existem nos jardins da nossa Escola.
Porque a floresta oferece uma enorme riqueza e beleza, procuramos sensibilizar os alunos para a necessidade de a preservar e proteger, minimizando ao máximo o impacto das ações humanas.
Assim, na disciplina de Ciências Naturais e no Clube Eco-Escolas, os alunos elaboraram diversos trabalhos, alguns dos quais fazem parte deste painel.

Memória descritiva:
O azulejo é uma das marcas mais distintivas daquilo que é a cultura portuguesa, sendo a cor azul que normalmente predomina. Utilizando esta ideia, procuramos criar um painel de fundo azul em que exemplares da floresta autóctone, ainda presentes na nossa Escola, se aliassem à cultura portuguesa.
Cada trabalho tornou-se, assim, numa peça de azulejo. Aos alunos foi dada liberdade expressiva e criativa para expressarem a sua interpretação do que é uma árvore da floresta portuguesa.
No aspeto técnico foram utilizadas colas UHU, papel de embalagens, restos de tecidos e roupas velhas, colagens e recortes, procurando recorrer sempre ao reaproveitamento de materiais.

Fotos do painel:

Diapositivo1
Diapositivo2
Diapositivo3
Diapositivo4
Diapositivo5
Diapositivo6