Trabalhos 2018

Escola Básica do Alto dos Moinhos

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Descrição do painel:
O Painel da Floresta surgiu a partir de duas ideias-chave:
- Em primeiro lugar, a seleção do pinheiro manso como árvore autóctone da nossa região;
- Em segundo lugar, a eleição do Bufo (UHU) como personagem principal de uma paisagem florestal criada para o acolher.
Desde logo se pensou que o painel devia funcionar como uma impressionante «exaltação da Natureza». Na verdade, tratou-se de criar um monumento à árvore e à vida animal que a floresta acolhe.
Com a presença de uma multidão de UHUs - sentinelas da preservação da Natureza – pretendeu-se lembrar o símbolo escolhido por August Fischer para a cola que inventou e fabricou, há quase cem anos.

Memória descritiva:
Optou-se por utilizar uma técnica mista: desenho/pintura e recorte/colagem.
Nas aulas de Educação Visual e Tecnológica, os 58 alunos das turmas 6º A e 6º B realizaram desenhos de observação, quer do pinheiro manso, interpretando a forma arredondada da sua copa de carumas (tracinhos verdes), quer do UHU com a sua rica plumagem e o seu olhar tão especial que nos observa, a nós, os humanos. A destacar temos o bufo que sobrevoa a floresta, emoldurado por um disco solar laranja que nos lembra o fogo. Um perigo que espreita a floresta e que se pode observar numa pequena árvore, colada num plano inferior.
Desenharam-se ainda pequenos animais da floresta, sobretudo, insetos, pela sua importância vital para os ecossistemas, bem como pinhas que evidenciam a geometria da natureza. Num exercício criativo posterior, cada aluno criou ainda uma árvore imaginada, em cuja copa encaixaram, como num puzzle, elementos naturais: flores, pássaros, folhas, frutos etc. Algumas destas árvores fazem parte do painel. Simultaneamente a este trabalho de expressão plástica, debateram-se problemas relativos à conservação das florestas com o objetivo de inventar frases alusivas, tendo sido selecionadas as seguintes: “Viva a floresta e os UHUs”, “Juntos pela floresta” e “Para a floresta durar, vamos todos ajudar”
Finalmente, as várias peças do painel assim criadas foram recortadas e coladas numa composição visual coletiva, recheada de incríveis pormenores para descobrir.
Álbum fotos: https://www.facebook.com/pg/Ecoterruginha/photos/?tab=album&album_id=2061690817204988

Fotos do painel:

01-Painel Floresta EBAM
02-Painel Floresta EBAM
03-Painel Floresta EBAM
04-Painel Floresta EBAM
05-Painel Floresta EBAM
06-Painel Floresta EBAM