Trabalhos 2018

Escola EB1 do Alto do Soutelo

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Descrição do painel:
O painel produzido pelos alunos da EB Alto de Soutelo teve como base a maior ave de rapina noturna da Europa, o Bufo Real. Esta iniciativa visa alertar para a importância de conjugar a produção e o consumo com a preservação dos recursos em geral e da biodiversidade em particular.
Assim, com a missão de promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, as crianças desta escola aprofundaram o conhecimento e a divulgação do tema da Biodiversidade, relacionado com esta ave fantástica.
Este desafio consistiu num estimulo de pesquisa, tomando conhecimento sobre as características físicas do Bufo Real, tipo de alimentação, habitat, distribuição (Portugal), reprodução, comportamento, estatuto de conservação, fatores de ameaça e medidas de proteção.
Por consequência, procedeu-se a uma chuva de ideias para a elaboração do painel, o qual foi decidido, após análise das mesmas.
Visando a tomada de conhecimento da ave em questão, optou-se por desenhar a mesma, com o tamanho (o mais próximo da realidade possível, sensivelmente 135cm), colocando alguns elementos referentes à alimentação e o seu habitat, no país.

Memória descritiva:
Todo o corpo do Bufo Real, de aspeto malhado com tons castanho escuro e pretos, amarelados e com pequenas manchas pretas foi reproduzido com penas de vários tamanhos, pintadas pelos alunos de todas as turmas e depois dispostas de acordo com imagens recolhidas durante a fase de pesquisa.
Esta ave alberga um pergaminho, com o mapa do nosso país, pintado com ceras, lápis de cor e canetas de feltro. Fizeram-se as divisões dos distritos com cores diferentes, estando as mesmas delimitadas com canetas de feltro e o seu interior preenchido a lápis de cor. O restante pergaminho foi pintado com uma cor única (lápis de cera) de modo a realçar o mapa de Portugal.
Foram moldados, em plasticina alguns animais que fazem parte da alimentação do Bufo Real, bem como: peixes, coelhos, cobras, pequenas aves. Os mesmos foram colocados em alguns dos distritos onde habitam este tipo de mochos.
O fundo do painel (o céu) foi pintado com esponjas e guaches.
Os alunos consideraram um projeto interessante, dinâmico e colaborativo… Tendo como primazia a tomada de conhecimento, a aprendizagem!

Fotos do painel:

IMG_3647
IMG_3646
IMG_3645
IMG_3644
IMG_3643
IMG_3642