Trabalhos 2018

Escola Básica António Dias Simões

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Descrição do painel:
O “Painel da Floresta” apresentado, surge do desafio proposto pelas coordenadoras do programa Ecoescolas ao professor de Educação Visual e Educação Tecnológica aos alunos da turma do 6ºI. O resultado final evidencia ideias e elementos de vários projetos realizados para o efeito. Com base em conteúdos anteriormente abordados nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, foram postos em prática elementos da comunicação visual e a aplicação de diferentes técnicas de expressão plástica. Na floresta representada, ouve intenção de trabalhar visualmente o contraste através da simbologia da cor (morte e vida), as sensações táteis (matéria/textura) e a comunicação com o observador para exploração de diferentes e possíveis mensagens, sentimentos e emoções que o tema tão atual nos desperta.

Memória descritiva:
“Painel Floresta”
Dimensões: 200x100cm
Materiais: painel madeira; sobras de madeira; papeis; cartões; pasta de papel e madeira; arame; cola branca; tintas acrílicas.
Técnicas: técnica mista; papel maché; modelação; colagem; recorte; pintura.
Reutilização/reaproveitamento de materiais: painel/suporte do trabalho – costas de um armário degradado; formas volumétricas das árvores – ripas de madeira de um painel decorativo degradado; texturas – papeis reciclados, pasta de madeira e de papel.
Foram feitas várias experiências gráficas (projetos), monocromáticas e cromáticas de uma floresta em papel até considerarmos que o objetivo seria alcançado, como forma de passar o pensamento para a realidade.
Um dos objetivos era construir o painel com o maior número de materiais reaproveitáveis e ainda a matéria prima e derivados da madeira, a diversidade de texturas que simulam a riqueza das que se encontram numa floresta e os elementos simbólicos (folhas de carvalho) representativos da nossa floresta autóctone.
Para além de um produto de função decorativa e apelativa, surgiu a ideia de lhe atribuir um caráter didático para exploração do tema através de frases curtas e palavras de associação.
A composição visual com elementos tridimensionais, a cor, a forma, o texto, teve como objetivo partilhar bastante informação com muita importância, sem saturar o observador.
Obtivemos, desta forma, um resultado fiel ao nosso objetivo.

Fotos do painel:

1
2
3
4
5
6