Trabalhos 2018

Escola Básica e Secundária de Vila Nova da Cerveira (antiga EB 2,3/S)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Descrição do painel:
O painel representa uma noite de Lua Cheia, no qual está um sobreiro, por ser uma das árvores designada bombeira “Travam a propagação dos incêndios”. No quanto superior direito, aparece um bufo-real que é o portador da mensagem “As árvores bombeiras protegem a floresta autóctone e todos os que dependem delas.” O sobreiro está cheio de bolotas pois são o seu fruto. No chão observa-se um tapete de folhas e um esquilo que está a apanhar bolotas para se alimentar das mesmas.

Memória descritiva:
Pintou-se o papel reciclado com tinta preta. A árvore foi feita com cortiça de um sobreiro retirado de uma árvore que caiu perto da escola quando passou a tempestade Ana. Nessa altura pediu-se aos funcionários da Junta de Freguesia de Covas (aldeia localizada do concelho de Vila Nova de Cerveira) para retirar a cortiça que foi utilizada no painel. Desenhou-se, pintou-se e recortou-se em tecido branco o esquilo e o bufo-real. As folhas e as bolotas foram recolhidas na floresta que rodeia a escola. A Lua Cheia foi feita num saco de plástico branco.
O painel tem como finalidade realçar a importância da Quercus da preservação da floresta e mostrar o valor as bolotas na alimentação dos seres vivos e reprodução destas espécies.
Toda a construção foi projetada e executada pelos 28 alunos do Pré-escolar e do 1.º Ciclo da EB de S. Sebastião de Covas, que ao longo do ano letivo estudaram “O poder da bolota”.

Fotos do painel:

painel-1
painel-2
painel-3
painel-4
painel-5