Trabalhos 2018

Escola Cidade de Castelo Branco

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Descrição do ecossistema:
O painel é constituído por duas partes: A primeira com a floresta a ser destruída pelos incêndios, (um flagelo que muito nos atormentou no verão passado), com a poluição do rio provocada pelos incêndios e outros fatores de poluição que aconteceram no rio Tejo, recentemente.
A outra parte do painel mostra um ambiente saudável, onde as árvores são felizes com folhas verdes, flores coloridas e perfumadas. Os peixes saudáveis nadam felizes num rio limpo e sem poluição. Até as nuvens sorriem de felicidade por verem à sua volta um ambiente saudável e sem poluição.

Memória descritiva:
O Painel da Floresta que o 4º B da Escola Cidade Castelo Branco realizou surgiu no âmbito do Projeto Eco-Escolas e tem como objetivo a consciencialização das crianças para a grande necessidade de proteger a natureza de um dos maiores perigos do nosso Planeta, os incêndios.
O trabalho iniciou-se aquando da visita à escola de um grupo de professores e outros agentes de educação da Croácia. Foi uma forma de mostrarmos algum do trabalho de sensibilização ambiental que realizamos.
Primeiramente, os temas dos incêndios, da poluição, da necessidade de preservar a floresta e o ambiente em geral, foram abordados com a turma e a professora apresentou o desafio aos alunos. Questionou-se quais os materiais que poderiam ser utilizados e, na maior parte, estes foram trazidos pelos alunos.
Este painel retrata uma parte da floresta poluída e destruída pelos incêndios, um flagelo que muito nos atormentou no verão passado; a poluição do rio (representado por tampinhas azuis com bolinhas de papel de jornal, simbolizando a poluição) provocada pelos incêndios e outros fatores de poluição que aconteceram no rio Tejo, recentemente. Neste painel utilizámos papel de jornal, cartolina laranja para representar o fogo e tampinhas azuis para o rio.
A outra parte do painel mostra um ambiente saudável, onde as árvores são felizes com folhas verdes, flores coloridas e perfumadas. Os peixes saudáveis nadam felizes num rio limpo e sem poluição. Até as nuvens sorriem de felicidade por verem à sua volta um ambiente saudável e sem poluição. Nesta parte do cartaz utilizámos rolhas de cortiça para fazer a árvore, cartão pintado para as folhas, caixas de ovos pintadas para as flores, tampinhas azuis para o rio e para os peixes papel tampas de embalagens em papel de alumínio e revistas coloridas.
Também escrevemos, pintámos, recortámos e colámos frases alusivas ao ambiente.
No Painel da Floresta Poluída escrevemos a frase: “A Floresta devemos cuidar para o fogo evitar”.
No Painel da Floresta Saudável, sem poluição, escrevemos as seguintes frases: “Se te amas, ama o teu Planeta!” e “Sê amigo do ambiente se queres que ele fique contente!”

Photo wall:

Painel_1
Painel_2
Painel_2_a
Painel_3
Painel_4
Painel_6