Trabalhos 2018

Escola Básica de Loureiro

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Descrição do painel:
“uHumanizar a floresta”
A estrutura base é constituída por duas telas as quais, unidas perfazem 1mX2m. Optou-se por usar uma técnica de colagem sobre tela. Com o princípio dos 3Rs, recorremos quase exclusivamente à reutilização de materiais usados, jornais, revistas, restos de papel colorido e de cartolinas.

Memória descritiva:
Por convite do projeto Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas de Loureiro e Pinheiro da Bemposta, duas turmas do sexto ano, 6ºA e 6ºB, idealizaram e realizaram, nas aulas de EV e ET, um painel dedicado à floresta, em parceria com a UHU. Trabalharam neste desafio trinta alunos, rotativamente durante cerca de um mês, com tarefas variadas, desde desenhar o tema, rasgar e recortar o papel em pedaços muito pequenos até aplicar cola branca e fazer as pequenas peças de todo o conjunto.
Por serem duas telas unidas, pensámos com imaginação, em união, em amor, na colaboração, na co-responsabilização, (u)Humanização…. para o bem comum que é a floresta. Foi esta dinâmica que levou à mensagem final “uHumanizar a floresta”.
Na composição gráfica optámos pela junção de pequenos elementos de papel, com uma técnica de pontilhismo sobre fundo de notícias de jornal, normalmente negativas e trágicas, vencidas pela natureza da árvore renascida, sempre com folhas novas, recortadas em tons de verde-claro.
Em complemento, desde as mais pequenas folhas, às personagens humanas e aos animais, desde os símbolos de amor e amizade, desde o lettering Bauhaus, relacionado com artes plásticas e aulas-oficina, desde o tronco recortado que se une para formar um conjunto, com a harmonia visual da silhueta, tudo pretende contribuir para evidenciar uma mensagem positiva e sonhadora do mundo.
O quadro pode, se assim se entender, ser aplicado em duas posições diferentes, ora formando uma só árvore, com a mensagem à esquerda, ora formando duas árvores, com a mensagem à direita. Em ambas se pretende dar ênfase aos valores do respeito pela vida, pela natureza, pela liberdade, pela generosidade, pela sabedoria, pela amizade e pelo amor.

Fotos do painel:

20180529_092745
IMG_3970
foto3
20180517_151455 (1)
foto5
foto6