Trabalhos 2018

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos, Secundário e Superior)

Descrição do painel:
O painel da floresta é constituído por oito cartões de pasta de papel com 50mm x 50mm cada, dispostos dois a dois na vertical, o que perfaz a dimensão total de 1000 mm x 2000mm.
No trabalho utilizaram-se restos de cartolinas (de várias cores) que foram rasgadas em pequenos pedaços e colados no painel de acordo o desenho definido. O painel foi inspirado na numa obra do pintor austríaco Gustav Klimt “A árvore da vida” e pretende representar a importância que as árvores têm para a existência de vida na terra.

Memória descritiva:
O painel da floresta foi elaborado pelos alunos da turma "13" do sexto ano de escolaridade nas disciplinas de educação visual e educação tecnológica.
Os alunos adaptaram e recriaram a pintura “A árvore da vida” de Gustav Klimt para o nosso painel, devido à simbologia que a obra representa.
A turma dividiu o desenho em oito partes que foram ampliadas para oito cartões (de pasta de papel) pelo método da quadrícula. De seguida procedeu-se à colagem de pequenos pedaços de cartolina de acordo com as cores do desenho. Essas cartolinas foram reaproveitadas de velhos cartazes existentes na escola e que já não eram utilizados. Na colagem foram utilizados vários tipos de cola da UHU, desde colas de stick, cola universal e até cola branca. Os cartões foram ligados entre si com fita-cola.
No final os alunos elaboraram várias mensagens relacionadas com a necessidade de preservar e respeitar a floresta, que foram coladas no painel.
O trabalho ficou exposto no bar dos alunos.

Fotos do painel:

fase de construção_1
Fase de construção_3
fase de construção_4
fase de construção_6
pormenor_frase
trabalho_final