Select Page

Trabalhos 2017

Escola EB 2,3 de Rio Tinto

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)

Descrição do painel:
O ecossistema representado é um ecossistema que envolve um rio - Rio Tinto. A vegetação que o rodeia é constituída por vegetação ripícola, herbácea e alguma arbórea. Este tipo de ecossistema apresenta anfíbios, variados insetos, aves de pequeno porte, pequenos mamíferos e à noite pode ouvir-se o mocho e corujas nas zonas mais afastadas e escondidas da zona urbana. Apesar de ser um rio com alguma poluição, está lentamente a recuperar e já se se consegue observar alguma biodiversidade. Observam-se com frequência pássaros de pequeno porte e outros maiores como melros e pegas rabilongas que estão razoalvelmente adaptadas ao ambiente mais urbano com pequeno impacto do trânsito. O mocho não se observa, mas já foi ouvido.

Memória descritiva:
Para a construção do ecossistema foi usado como base cartão duplo e resistente, sobre o qual foram efetuadas várias colagens. Foram utilizadas cartolinas, papel celofane, ramos de árvore, folhas de carvalho, representações de várias espécies animais que os alunos pesquisaram e que se poderiam adaptar a este ecossistema. Alguns deles foram avistados, fotografados e imprimiram-se a cores em papel, sendo posteriormente colados na zona do ecossistema mais adequada às suas caraterísticas. Neste ecossistema a técnica usada foi a colagem e foram reutilizados materiais sempre que possível, nomeadamente papel de cenário, livros velhos, ramos de árvores partidos. Foi colocado um ninho que foi encontrado abandonado e simulou-se a nidificação das aves colocando ovos de codorniz. Os intervenientes neste desafio UHU foram a professora do Clube do Ambiente e os alunos que o constituem.

Fotos do painel:

WP_20170609_18_57_07_Pro
WP_20170612_18_19_27_Pro
WP_20170613_11_36_59_Pro
WP_20170613_10_12_04_Pro
WP_20170614_17_06_48_Pro
WP_20170614_17_06_41_2