Select Page

Trabalhos 2017

Escola Básica de Paredes

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)

Descrição do painel:
Bufo-Real
A maior das rapinas noturnas portuguesas, o bufo-real é uma das espécies mais cobiçadas pelos
observadores de aves, mas nem sempre é fácil de encontrar.
Enorme, com os seus 60 cm de tamanho o bufo-real é inconfundível. Possui dois penachos sobre a cabeça, que fazem lembrar duas "orelhas". Os olhos, muito grandes, são cor-de-laranja.
O seu canto "Uhu" pode ser ouvido a vários quilómetros de distância.
Abundância e calendário
Tal como a maioria das outras rapinas noturnas, o bufo-real raramente aparece de dia, o que torna a sua observação bastante difícil e pode dar a ideia de se tratar de uma espécie muito rara. Contudo, esta espécie não é especialmente rara e pode mesmo ser encontrada com regularidade em certas zonas no interior. No entanto, devido aos seus hábitos noturnos é mais facilmente ouvida que vista. A sua atividade vocal é mais intensa nos meses de Inverno (particularmente de novembro a fevereiro).
Onde observar
As zonas remotas do interior, especialmente onde existam grandes afloramentos rochosos, são as preferidas pelos bufos-reais. No entanto, trata-se de uma espécie bastante sensível à perturbação, sobretudo nos locais de nidificação.

Memória descritiva:
Este trabalho, foi realizado nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica. Foi utilizado o método de apresentação do tema aos alunos por parte dos professores, os quais realizaram posteriormente pesquisas de elementos alusivos ao tema "O Bufo-Real". Depois de organizarem e escolherem a pesquisa mais adequada à obra a elaborar, partiram para a fase dos esboços e projetos. No projeto tiveram em atenção os materiais, técnicas, utensílios e ferramentas a utilizar. De todos os trabalhos foram selecionados vários, os alunos tiveram assim de realizar um novo projeto em que englobasse as ideias de todos. Partiram para a fase de realização. Transpuseram o desenho para os diferentes painéis de madeira, cortaram, recortaram, pintaram e colaram os diferentes elementos.
Os materiais utilizados foram: madeira; papel; cola; tintas; sprays; fita-cola; fio de sediela e papel autocolante. Utensílios: tesoura; canetas; lápis de cor e pincéis. Ferramentas: serrotes, serras de rodear, tico-tico

Fotos do painel:

DSC02166
DSC02167
DSC02169
DSC02172
DSC02173
DSC02175