Trabalhos 2017

EB nº1 da Lousã

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)

Descrição do painel:
Ecossistema Florestal, com espécies bem representativas da "nossa" Serra da Lousã que acolheram o Bufo Real.

Memória descritiva:
No nosso Photo Wall destacamos a fauna da Serra da Lousã.
A salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica) possui um corpo delgado e uma longa cauda, que corresponde a cerca de 2/3 do seu comprimento total. Ao longo do dorso possui duas bandas de um belo dourado ou vermelho-cobre, que se prolongam sobre a cauda numa única banda da mesma cor, e que contrastam vivamente com o fundo negro.
Os anfíbios constituem a classe mais primitiva dos Vertebrados Terrestres. Os seus ancestrais deixaram a vida aquática há cerca de 350 milhões de anos. Na Serra da Lousã os habitats favoráveis aos anfíbios, embora abundantes, são de pequenas dimensões e dispersos. Os Anfíbios podem encontrar-se onde quer que haja água doce mais ou menos estagnada. Evitam cursos de água de grande corrente. Fora dos períodos de reprodução permanecem mais ou menos ligados aos meios húmidos. São mais ativos durante a manhã e ao cair da tarde. Têm frequentemente vida noturna.
O bufo-real (Bubo bubo) é uma espécie de ave estrigiforme pertencente à família Strigidae. É, atualmente a maior espécie de coruja existente no planeta, chegando a 86 cm de comprimento, 1,70 a 2,10 metros de envergadura e pode pesar até 5,5 quilos.O Bufo-Real tem uma longevidade bastante extensa que pode variar de 10 a 20 anos.

Fotos do painel:

Photo Wall3
Photo Wall
Photo Wall4
Photo Wall2
Photo Wall1