Select Page

Trabalhos 2017

Escola EB 2,3 D. Domingos Jardo

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)

Descrição do painel:
O Bufo-real tem uma distribuição muito alargada, ocorre na Europa e Ásia, nas zonas subárcticas e subtropicais, e no Norte de África.
Em Portugal, ocorre sobretudo em áreas inacessíveis e de relevo relativamente acentuado, sendo as zonas mais remotas do interior aquelas onde o Bufo-real é mais comum. É mais frequente na faixa mais raiana de Trás-os-Montes, Beiras interiores, Alentejo e Algarve, com as melhores e mais contínuas populações a localizarem-se na bacia do rio Guadiana, nas bacias do Douro e Tejo internacionais e ainda nas serras do sul do país.
Ocorre em regiões com pouca ocupação humana ou topograficamente inacessíveis, normalmente maciços montanhosos, vales rochosos e falésias litorais, sempre com presença de escarpas rochosas que constituem o seu abrigo e zona de nidificação. Pode também estar associado a zonas de baixa montanha com maciços florestais maduros. Os ninhos situam-se em fissuras ou plataformas rochosas, protegidas por rochas salientes, arbustos e buracos de árvores ou até no solo. A alimentação ocorre preferencialmente em áreas de relevo acentuado, ocupados com matos esparsos ou de aproveitamento agro-pecuário. Também se alimenta em zonas florestais abertas, zonas húmidas e mesmo em espaços peri-urbanos. Dorme em plataformas rochosas e também na parte superior de árvores.

Memória descritiva:
Os alunos inicialmente projetaram a imagem do tema numa folha de papel A4 e depois passaram para o painel 2,5 x 2,0 m. Foram utilizadas tintas acrílicas para a pintura e com um aproveitamento de madeira fizeram um esquilo que aparece em relevo para complementar o paisagem.
Os alunos intervenientes mostraram grande entusiasmo e empenho durante todo o trabalho realizado.

Fotos do painel:

1
2
3.
4.
5
6