Trabalhos 2017

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)

Descrição do painel:
O Bufo Real, é uma espécie de coruja, que habita na Europa, Ásia e África. Também existe na Península Ibérica, apesar de rara.
Nidifica em cavidades de rochas ou em troncos de árvores.
A sua vocalização é o uuu-uu, fazendo-se ouvir mais frequentemente durante o inverno, altura em que inicia a época de acasalamento; possui dois tufos de penas na cabeça, olhos laranja, ventre pálido e listado e dorso jaspeado e escuro com manchas claras. É uma ave de rapina noturna. Em Portugal é normal nos vales dos rios se ouvirem a cantar casais de bufos-reais, em plena corte nupcial.
Caça ao anoitecer e alimenta-se de ouriços-cacheiros, lebres, coelhos, roedores e aves, e um enorme número de mamíferos carnívoros (raposas, gatos e cães); por tal o Bufo Real é muito importante nos ecossistemas onde habita, pois controla o número e densidade de outras espécies predadoras.
Atualmente está em extinção devido à perseguição humana, por serem considerados uma espécie “destruidora de caça”.
O Parque Nacional da Peneda Gerês, na nossa região, apresenta uma enorme diversidade de fauna e flora. No que respeita à avifauna, encontram-se no parque: águia-calçada, águia – de – asa-redonda e o açor, que vivem em zonas de maior altitude e isoladas. São ainda encontrados: o bufo-real e o milhafre real, além de muitas espécies que nidificam ou passam nas épocas migratórias.

Memória descritiva:
No âmbito do programa Eco-escolas há diversos projetos desenvolvidos pelos alunos que abordam a temática do ambiente, nomeadamente dos ecossistemas no planeta.
Um desses projetos integrado no Desafio UHU pressupõe a criação de um Photo Wall subordinado ao tema “O Buro-real e a Biodiversidade”.
A concretização do projeto pressupôs que os alunos elaborassem um painel com a representação de um bufo-real em destaque integrado na biodiversidade da região.
A concretização do projeto envolveu o desenho do bufo-real e outros animais existentes na região. Foram utilizados diversos materiais, nomeadamente, folhas de árvores predominantes no concelho.
Um grupo de alunos do curso CEF – Mecânico de Automóveis Ligeiros (Helder Magalhães da Cunha, Hugo Oliveira Dantas, João Paulo Costa, João Pedro Vieira, José Rafael Oliveira e Telmo Rafael Machado) começaram a preparar todo o material necessário para a concretização do trabalho: papel de cenário, tintas, pincéis, cola, restos de papéis, folhas e galhos de árvores.
Um dos problemas que surgiu durante o projeto foi como suportar fisicamente um painel com aquelas dimensões (2,5 x 1,0m). Este obstáculo foi ultrapassado com a colaboração dos professores José Carlos Dias e Pedro Arantes, que criaram uma estrutura capaz de suportar o painel, permitindo assim que o painel fosse utilizado como photowall.
Desta forma o trabalho passou a estar exposto na entrada da escola. Toda a comunidade escolar e envolvente poderá visualizar e experienciar o photowall.

Fotos do painel:

0
1
2
3
4
6