Trabalhos 2017

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Descrição do painel:
*"Chama-se Floresta Negra e fica na na Alemanha. A região onde fica a floresta têm muita água porque passa lá perto o oceano Atlântico e o Mar Negro. O rio Reno também passa na floresta e outros rios também. A Floresta Negra chama-se Floresta Boreal, quer dizer que existem lá vários tipos de vegetação que são pinheiros, ciprestes, abetos, espruces e larícios. " ( Texto da autoria das crianças, depois da exploração da temática.)

Memória descritiva:
*O MEU ECOSSISTEMA
Memória Descritiva
A biodiversidade foi um desafio que agarramos, da sequência da identificação do mesmo com algumas das temáticas trabalhadas e vivenciadas em sala e com o grupo. E foram dois os desafios em que nos envolvemos.: a construção de uma história da biodiversidade (rota postal) e um painel Photo Wall alusivo ao Bufo-real e a biodiversidade.
Depois da participação das crianças do grupo de 5 anos (bibe vermelho) na “História da Biodiversidade “, que passou pela circulação de um livro entre um grupo de escolas aderentes e onde deixamos o testemunho na “agenda UHU” relativo à biodiversidade da nossa região com a reserva do Paul do Boquilobo.
A produção de um painel, surge assim como último desafio do projeto a que este grupo de crianças aderiu.
Depois de duas saídas de campo nos dias 21 e 29 de março à Reserva NaturaL do Paul do Boquilobo, fomos à descoberta do ecossistema da nossa região, e ao encontro dos nossos porquês.
Um levantamento teórico serviu-nos de guia, orientando-nos nas nossas observações e pesquisas. Conseguimos observar várias espécies, uma importante colónia com Garças, colhereiros, papa-ratos entre outros animais. Já na sala selecionamos as espécies que iriam aparecer no photo Wall, das quais foram selecionadas a Garça-real e o Bufo-real, bem como vegetação e zonas de pântano também estão ilustradas no painel. Foram elaborados com jornal, estampagem e colagens.
O painel que elaboramos ficará exposto na nossa escola, para que todas as 172 crianças que frequentam a nossa instituição, bem como pais e familiares possam ver e observar um projeto que antes de mais pretendeu e pretende ser uma sensibilização de todos para importância da Biodiversidade.
O painel que elaboramos tem a dimensão de 2,50m de largura e 1m de altura.
Participaram neste projeto, 26 crianças da sala heterogénea 3 do jardim de infância, bem como a Educadora que acompanha este grupo de crianças.
Coordenou e acompanhou este projeto a Diretora Técnica, também coordenadora do programa Eco Escolas Isabel Correia.

Fotos do painel:

pedome 2
1
2
4
5
6