Select Page

Trabalhos 2016

Escola EB1/JI - Quinta da Cabouca

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Descrição do painel:
Dez por cento do território do concelho do Seixal faz parte Reserva Ecológica Nacional (REN). Ai estão inseridos o Sapal de Coina, o Sapal do Talaminho e o Sapal de Corroios.
Os sapais são uma das zonas mais produtivas da biosfera, no que respeita à produção de matéria viva ou biomassa. Noutros tempos a população retirava daqui a sua forma gratuita de alimento, nomeadamente em ostras, berbigão, amêijoa, canivete e mexilhão, e com a atividade da apanha de isco para a pesca.
São zonas costeiras de águas calmas e fundo lodoso, com uma vegetação própria das zonas húmidas, particularmente de águas salobras. A vegetação halófita, para sobreviver desenvolveu várias adaptações morfológicas, tais como: a redução da área foliar e o aumento da suculência das folhas e caules, o aumento da densidade radicular, um denso revestimento de células secretoras de sal e a proteção dos órgãos aéreos por uma espessa cutícula. Os sais absorvidos são expelidos através das raízes, e o excesso pode ser segregado por glândulas especiais existentes nas folhas.
Esta vegetação do sapal tem um papel muito importante na depuração das águas, devido à grande capacidade de absorver e fixar metais pesados, muitos dos quais são tóxicos para outros seres vivos;
As espécies halófitas mais representativas presentes no sapal de Corroios são a morraça (Spartina maritima), a gramata-branca (Halimione portulacoides), as gramatas (Sarcocornia fruticosa e Sarcocornia perennis)
Ao longo das margens da Baía do Seixal (zona intensamente urbanizada e transformada pelo homem), é possível, por vezes, observar as aves a alimentarem-se, e durante os meses de inverno, procuram abrigo e alimento no sapal de Corroios largos milhares de aves.
Nas vastas áreas de lodo que ficam a descoberto durante a maré vazia, é possível observar um grande número de aves limícolas a alimentarem-se, pois este é um local ideal para a recuperação de forças nos trajetos migratórios, nomeadamente entre muitas espécies o Flamingo, o Perna-Longa, o Maçarico, o Alfaiate,a Andorinha-do-Mar, a Tarambola, a Garça-Real (símbolo do nosso concelho), o Pato-Real e a Águia Sapeiraou mesmo a Águia Pesqueira. É também uma importante zona de nidificação para espécies como o pato-real,a galinha-de água, e o perna-vermelha-comum.
A zona adjacente ao sapal, e o próprio sapal durante a maré alta, assumem bastante relevância enquanto área de alimentação e abrigo para várias espécies de peixes que utilizam o estuário com área de viveiro, como o sargo-do-Senegal (Diplodus bellottii), o sargo-safia (Diplodus vulgaris), o robalo-legítimo (Dicentrarchus labrax), e ainda espécies residentes como o xarroco (Halobatrachus didactylus) e o cabozcomum (Pomatoschistus microps).
Constituí ainda proteção e abrigo para muitas espécies de peixes que aqui vêm fazer a desova como aTainha, o Robalo, o Linguado, a Dourada, o Sargo, a Solha e a Enguia. Na baía ocorrem ainda várias espécies de invertebrados, que servem de alimento a aves e peixes, nomeadamente crustáceos, como o caranguejo-verde (Carcinus maenas) e o camarão-de-água-doce (Palaemon longirostris), gastrópodes (búzio,Hydrobia ulvae) e poliquetas (minhoca-da-pesca, Hediste diversicolor).

Memória descritiva:
O trabalho foi feito pela turma do 3º ano A da EB da Quinta da Cabouca.
Os alunos tiveram uma sessão sobre a biodiversidade do Sapal de Corroios dada por um professor de biologia Manual Lima.
De seguida foram visitar o Sapal e descobrir algumas das espécies que lá existiam.
Viram flamingos, águia real, perna- longas, algumas espécies de vegetação como a gramata e a morraça.
Observaram as espécies com a ajuda de binóculos e viram como era a constituição de um sapal com a maré cheia e com a maré vazia pois fizemos duas visitas.
Fizeram o registo no livro da Rota da Biodiversidade onde foram descritos e fotografados todos os animais e plantas existentes no Sapal.
De seguida desenharam as espécies lá existentes e colaram- nas no painel que representa o nosso Sapal de Corroios.

Fotos do painel:

P5060133
P5100023
P5100034
P5100038
P5100042