Select Page

Trabalhos 2016

Escola EB 2,3 João Afonso de Aveiro

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)

Descrição do painel:
Os alunos fizeram uma saída de campo a um ecossistema de uma marinha de sal da região em que a escola está inserida.
O ecossistema referido está inserido numa região costeira com vegetação halófila, constituindo um sistema estuarino com areia e lama. Este sapal é ocupado por vegetação que tolera um elevado grau de salinidade. As espécies da flora observadas foram: junco-das-esteiras (Juncus maritimus), gramata branca (Atriplex portulacoides), botões de latão (Cotula coronopifolia), caniço (Phragmites australis) e gramata (Sacocornia perennis). Há a referir que a salicornia (Salicornia romosissima) não foi observada devido, à data, se encontrar na condição de semente.
A marinha apresenta várias espécies de avifauna, tendo sido observadas as seguintes: pernilongo (Himanthopus himanthopus), gaivota de asa escura (Larus fuscus), pilrito-comum (Calidris alpina), pato-real (Anas platyrhynchos) e garça-branca-pequena (Egretta grazetta).

Memória descritiva:
A orientação e acompanhamento da saída de campo foi da responsabilidade das docentes de Ciências Naturais das turmas de 8º ano envolvidas, com a colaboração de docentes e técnicos do Departamento de Biologia da Universidade mais próxima.
Na saída de campo as espécies foram observadas pelos alunos com recurso a binóculos. Os registos foram efetuados utilizando papel e máquina fotográfica.
Após a saída de campo foi proposto aos alunos a realização de um “photo wall“ sobre o ecossistema observado.
A elaboração do trabalho “photo wall“ decorreu de acordo com as seguintes etapas:
1ª ETAPA - Os alunos elaboraram um projeto em pequeno grupo. Dos trabalhos apresentados foi selecionado o mais criativo e original.
2ª ETAPA – Os alunos trocaram algumas ideias sobre o material a utilizar na construção do “photo wall“, tendo sido decidido reutilizar uma estrutura em madeira já existente no Agrupamento.
3ª ETAPA – Com base nos registos recolhidos durante a saída de campo, os alunos efetuaram diversos tipos de pesquisas sobre a avifauna e flora da região.
4ª ETAPA – Após a seleção das imagens foram elaborados cartões com as diferentes espécies observadas.
5ª ETAPA – Foi feita a montagem do “photo wall”.
As aves foram aplicadas na estrutura recorrendo a sediela. A marinha de sal foi representada com retângulos de cartão forrados com folhas de alumínio onde foram colocados alguns cones de papel branco revestidos com sal. A flora foi representada com cartolinas verdes e cartões decorados com lápis de cera.
Na elaboração deste “photo wall“ foram utilizados diferentes materiais e diferentes técnicas de expressão plástica.
Os alunos envolveram-se entusiasticamente nesta atividade, quer nas saídas de campo quer no decorrer da elaboração dos materiais que compõem o “photo wall“. Os alunos puderam estar em contacto com as espécies no seu próprio habitat.

Fotos do painel:

_MG_2777
20160516_160748
20160519_111756
20160520_121756
20160523_161925
DSCI0475