Select Page

Trabalhos 2016

Escola EB 1/PE do Seixal

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Descrição do painel:
A Laurissilva (designação que provém do latim, Laurus (Loureiro, lauráceas) e Silva (floresta, bosque) é considerada uma floresta relíquia, cuja origem remonta há 20 milhões de anos, época em que chegou a ocupar vastas extensões da bacia do Mediterrâneo.
As glaciações que ocorreram no início do Quaternário levaram à sua quase extinção na Europa Continental. No entanto, o clima mais ameno conferido pelo Oceano Atlântico permitiu a sobrevivência deste tipo florestal na Macaronésia (do grego makáron = feliz, afortunado e nesoi = ilhas), zona biogeográfica constituída pelos arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde.
Esta floresta de características subtropicais húmidas representa um ecossistema de extrema importância botânica e científica. É caracterizada por árvores de grande porte, maioritariamente pertencentes à família das Lauráceas (til, loureiro, vinhático, barbusano), para além de outras, dando igualmente abrigo a numerosos endemismos nos estratos arbustivos e herbáceos. Salienta-se ainda a sua riqueza em fetos, musgos, líquenes e hepáticas e outras plantas de pequeno porte. A floresta Laurissilva foi classificada como Reserva Biogenética do Conselho da Europa, em 1992 e foi incluída na Lista do Património Natural Mundial da UNESCO, em 1999.

Memória descritiva:
O desafio “Painel da Biodiversidade – photo wall” foi um trabalho conjunto dos alunos do 1.º Ciclo sob a orientação da coordenadora do programa Eco-Escolas, nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).
Esta proposta foi apresentada e, desde logo, as crianças manifestaram o seu interesse em colaborar. Começámos por ver a sugestão no site do referido projeto e surgiu uma chuva de ideias para a construção do mural. Realizámos pesquisas na Internet, em livros, revistas, panfletos, cartazes… Pedimos a colaboração do Parque Natural da Madeira para a cedência de algum material alusivo à temática.
O facto de vivermos numa zona extremamente rica em Floresta Laurissilva (Seixal, norte da ilha) facilitou a tarefa e gerou mais entusiasmo para a sua divulgação.
Para a confeção deste painel criámos equipas de trabalho com tarefas distintas, envolvendo todos os alunos do 1.º Ciclo, num total de 25.
Relativamente aos materiais, utilizámos uma caixa de cartão, com aproximadamente 2,5m (aberta); imagens de cartazes e panfletos; plantas endémicas (loureiro e madre-louro, til, massaroco, ensaião da rocha, urze, musgos) e invasoras (chagas e giesta) da Laurissilva da Madeira; conchas de caracóis; cola UHU e cola quente; guaches; pincéis e lãs.
Foi nossa intenção aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade insular, com enfoque no ecossistema Laurissilva; dar a conhecer produtos que respeitam o equilíbrio dos ecossistemas (especificamente a linha verde UHU) e incentivar a investigação de temáticas relacionadas com a biodiversidade, eco-design e consumo sustentável.

Fotos do painel:

1
2
3
4
5
6