Select Page

Trabalhos 2016

Centro de Actividade Infantil de Évora

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Descrição do painel:
O ecossistema que escolhemos trabalhar é o montado alentejano. Os montados são ecossistemas agroflorestais cuja exploração está intimamente ligada ao pastoreio, à extração de cortiça e ao aproveitamento da madeira. São frequentemente designados como montados de sobro ou de azinho se a espécie arbórea dominante é o sobreiro ou a azinheira, respetivamente.
Os montados de sobro e de azinho tiveram a sua origem em florestas densas, impenetráveis de enorme diversidade que se designam de azinhal ou sobreiral reliquial, de acordo com a espécie dominante.
O montado de azinho é um dos ecossistemas mais ricos do Alentejo pois resulta da grande diversidade de habitats, disponibilidade de alimentos e locais de nidificação.
No azinhal podemos observar uma grande diversidade de plantas e arbustos. Algumas delas cheiram bem e só existem em ecossistemas de características mediterrânicas. É o caso do cheiroso alecrim, tomilho e rosmaninho. Também a roselha chama a sua atenção pelas suas cores vivas e aspeto enrugado de pétalas.
Tal como as plantas também os animais estão adaptados ao clima e ao meio que os rodeia. O azinhal é um dos espaços naturais do Alentejo mais rico ao nível das espécies da fauna.

Memória descritiva:
Foi-nos proposto pelo Programa Eco-escolas, um trabalho que descrevesse o ecossistema existente na nossa região. Nada melhor, que ir descobrir no terreno, e com profissionais especialistas e competentes nessa matéria, como é constituído o campo do nosso Alentejo. Foi assim que descobrimos o montado alentejano!
Fizemos uma saída de campo, ao Alto de s. Bento, onde tivemos contacto com essa realidade. Descobrimos os sobreiros e as azinheiras, as flores e plantas e alguns animais que fazem parte do nosso ecossistema.
Descobrimos que do sobreiro se extrai a cortiça;
Que a cortiça é retirada do tronco do sobreiro, de 10 em 10 anos;
Que, no tronco do sobreiro é pintada a data em que é extraída a cortiça;
Que a azinheira dá a bolota e o sobreiro dá a glande…
Caminhámos pelo campo e descobrimos tantas plantas e flores campestres, que observámos com as lupas…
Fizemos o decalque em papel dos troncos do sobreiro e da azinheira e vimos as diferenças…
Observámos no terreno o montado alentejano!
Trabalho realizado por: Sala dos 5 anos CAIE
Educadora: Ana Chaveiro
Auxiliar: Virgínia Raposo

Fotos do painel:

Montagem do painel
Observação das folhas do sobreiro
Pormenor do painel 2
Pormenor do painel
Resultado final
Separação dos materiais recolhidos na saída para observar o montado