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Trabalhos 2016

Escola Secundária de Lagoa

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)

Descrição do painel:
A escola Secundária de Lagoa está situada do lado sul da ilha de S. Miguel, no concelho de Lagoa, e está edificada na freguesia da Atalhada, a poucos metros da orla costeira.
O ecossistema que vamos apresentar refere-se à Praia de Calhau Rolado, na freguesia da Atalhada. Procuramos colocar no painel algumas das espécies existentes nesta zona, em termos de fauna e flora.
As zonas costeiras são regiões de transição ecológica, desempenhando uma importante função de ligação entre os ecossistemas terrestres e marinhos. São ambientes complexos, diversificados e de uma elevada importância. Estes ambientes apresentam elevada concentração de nutrientes e excelentes condições de abrigo e de suporte à reprodução e alimentação, nas fases iniciais da vida da maioria das espécies marinhas. Podemos referir gradientes térmicos e salinidade variável nestes locais. Estas caraterísticas fazem destes ambientes importantes biótopos para a biodiversidade.
Os ecossistemas costeiros são sujeitos a grandes pressões, quer através da ressalga e rebentações nos dias de maior ondulação e tempestades, quer aos ventos fortes que se fazem sentir junto ao mar, principalmente no inverno.
A zona Intertidal, também designada por zona entre marés, é a denominação dada nos ambientes marinhos à zona do substrato litoral que apenas se encontra exposta ao ar durante a maré-baixa, ficando submersa com a subida da maré, ou seja, zona compreendida entre as linhas de máxima preia-mar e máxima baixa-mar.
Devido à alternância entre submersão e exposição ao ar, os organismos que habitam esta zona são obrigados a suportar condições extremas. Os organismos intertidais estão sujeitos à submersão em água salgada, à exposição à água doce, quando ocorre chuvadas em baixa-mar e à grande secura e concentração salina durante os períodos de exposição ao ar seco. O mesmo acontece em relação às temperaturas e à resistência à radiação solar direta, pois alternam entre estarem submersos e a exposição solar.
Os organismos que se encontram nesta zona, têm de ter uma grande capacidade de fixação ao substrato, devido à forte ação mecânica das ondas. Os organismos não se distribuem homogeneamente na zona entre marés, agrupam-se de forma condicionada aos fatores físico-químicos e biológicos. A esta divisão, dá-se o nome de Zonação Intertidal. A identificação é feita pela localização de povoamentos dos organismos típicos de cada um dos chamados andares do sistema litoral. A zona entre marés compreende o andar Supralitoral, o Mediolitoral e o Infralitoral.

Memória descritiva:
Foi proposto aos alunos de EPS, turmas 7A e 7D, com aulas conjuntas nesta disciplina, que participassem neste concurso, tendo iniciado a sua elaboração já a meio do período atual. Uma vez que só dispomos de 45 minutos semanais, foi necessária a ajuda de uma terceira turma, 8C, que na disciplina de Educação Tecnológica finalizou o painel.
O primeiro passo foi fazer uma pesquisa sobre o ecossistema escolhido, "o calhau", bem conhecido pelos alunos, mas que não sabiam da existência de tanta biodiversidade neste local. Foi também pedida a colaboração do centro de ciência viva de Lagoa, Expolab, que nos forneceu algumas informações. Depois de escolhidos os seres a colocar no painel e da ideia definida, o painel foi elaborado.
A ideia de se colocar alguém a observar e fotografar os "Habitantes do Calhau" prende-se com o fato de nos últimos tempos a nossa ilha apresentar uma grande afluência de turistas. É muito comum ver alguém a fotografar a nossa costa.
Dadas as especificidades dos seres/espécies apresentadas no painel, optou-se por colocar um único orifício, com a possibilidade de colocar a cabeça, para tirar as fotos. Escolhemos depois colocar mais dois orifícios, um na "Padina pavonica - Feófitas (algas castanhas)" e outro num búzio, com orifícios para olhos. Representando, respetivamente, um "olhar" diferente sobre algo que não conhecemos (feófita) e sobre o que todos conhecemos (búzio). Um único olhar, de forma diferente e com "olhos de ver", pode levar ao conhecimento ou melhor conhecimento que conduzirá ao respeito pelo nosso meio ambiente.
Os materiais utilizados foram papel de cenário, papel cavalinho, lápis de carvão e de cor, tintas, tesoura, x-ato, conchas, búzios e cola UHU.
Em relação à metodologia foram utilizadas técnicas de desenho em papel, corte deste material, com recurso a tesoura e colagem com cola UHU.

Fotos do painel:

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