Select Page

Trabalhos 2016

Escola EB 2,3/S Dr. Daniel de Matos

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)

Descrição do painel:
O ecossistema escolhido foi o ecossistema ribeirinho, semelhante ao que existe junto à escola e que os alunos tiveram oportunidade de visitar e recolher algumas imagens para posteriormente reproduzir.
Do ecossistema observado, despertou-lhes mais a atenção da fauna, da qual foram fazer pesquisa bibliográfica e reproduzir em modelos tridimensionais, a saber:
Lontra
Lutra lutra
A lontra distribui-se geograficamente por quase toda a Europa.
Preferencialmente noturna a lontra nada e mergulha muito bem. O corpo possui uma forma hidrodinâmica, a pele está impermeabilizada e os dedos estão unidos por uma membrana natatória.
Alimenta-se de peixe e, em algumas zonas, de ratos-almiscarados, aves aquáticas e rãs.
Reproduz-se entre Fevereiro e Abril com uma gestação de dois meses. As ninhadas são de 2 a 3 crias (eventualmente 6), que abandonam o ninho com dez semanas.
Gato-bravo
Felis silvestris
O gato-bravo é um carnívoro de médio porte, semelhante aos gatos domésticos, porém mais robusto. A pelagem é acastanhada ou acinzentada. A principal característica distintiva é a sua cauda grossa e de aspeto tufado que apresenta 3 a 5 anéis pretos, largos e bem espaçosos terminando numa ponta negra arredondada.
É um animal com uma atividade essencialmente crepuscular e noturna. Com exceção da época do acasalamento é um animal solitário. Costuma caçar no solo mas é um bom trepador alimentando-se de aves, peixes e pequenos mamíferos.
Apesar de ameaçado a sua distribuição geográfica abrange quase toda a Europa.
Raposa
Vulpes vulpes
O seu corpo mede entre os 60-90 cm de comprimento e a cauda entre os 40-50 cm, sendo muito peluda. A cor da pelagem pode ir do vermelho-amarelado até quase ao negro sendo mais frequente avermelhada. Já o seu peito, a garganta, o abdómen e a ponta da cauda são esbranquiçados.
Acasalam 1 a 2 vezes por ano e de cada gravidez resultam geralmente 4 a 6 crias cegas e surdas.
Alimentam-se de pequenos mamíferos, aves, insetos, minhocas, carne putrefacta e frutos silvestres.
Distribui-se por toda a europa e em variados ecossistemas.
Águia-d´asa-redonda
Buteo búteo
A águia-d´asa-redonda é uma rapina média, relativamente compacta com asas largas e cauda de tamanho médio. Tem em média entre 51-57 de comprimento e 110-130 cm de envergadura de asas.
Alimenta-se de arganazes, aves, coelhos, répteis, anfíbios, insetos e minhocas.
Com uma distribuição muito alargada por toda a Europa, habita em florestas e caça habitualmente em campo aberto.
Bufo-real
Bubo bubo
Guarda-rios
Alcedo atthis
Cágado-comum – Louis
Mauremys caspica
O cágado-comum tem a carapaça achatada e oval de cor castanho-acinzentada. Os juvenis quando eclodem têm uma cloração mais viva. Sendo ovíparo a fêmea faz uma postura de seis a doze ovos no verão, num buraco junto à água.
É um animal semiaquático que se esconde na vegetação ou aquece-se ao sol nas margens de rios e ribeiros com uma corrente lenta, pântanos ou charcos. Alimenta-se de moluscos, batráquios ou peixes.
Salamandra-de-pintas-amarelas
Salamandra salamandra
A salamandra tem cores vivas com um negro brilhante e grandes manchas amarelas ou alaranjadas.
Tem um comprimento de 20-28 cm, membros robustos com dedos curtos e cauda relativamente curta. Quando a importunam emite uma secreção cutânea tóxica.
É uma espécie noturna e terrestre que se desloca lentamente. Relativamente à reprodução é ovovivípara, nascendo os juvenis na água de charcos e riachos na primavera, onde se desenvolvem durante dois a três meses.
É ameaçada pelo atropelamento de automóveis e destruição do seu habitat.
Sapo-parteiro
Alytes obstetricans
Cobra-de-ferradura
Coluber hippocrepis
Borboleta-cauda-de-andorinha
Papilio machaon
A borboleta cauda-de-andorinha é uma das maiores borboletas de Portugal, com uma envergadura das asas de 6 a 8 cm. A principal característica distintiva desta espécie é a longa “cauda” em que as asas terminam.
Esta espécie, como muitas outras, é ameaçada pela diminuição do seu habitat e poluição.

Memória descritiva:
O projeto “Desafio UHU” foi desenvolvido pelos alunos do Clube de Ciências Experimentais e Ambientais em parceria com o Clube da Criatividade. Os alunos que frequentam o Clube de Ciências Experimentais são alunos do 2º ciclo, com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos, e os alunos do Clube da Criatividade são alunos do 3º ciclo com idades dos 12 aos 15 anos.
Num primeiro momento foram explorados os pressupostos do projeto, nomeadamente os conceitos de biodiversidade e habitat, assim como, a importância da preservação dos ecossistemas e a importância da proteção de espécies ameaçadas.
Posteriormente foi identificado um ecossistema na área geográfica do concelho de V. N. Poiares. A seleção recaiu sobre a Ribeira de Poiares e as suas margens, numa extensão de um quilómetro a jusante da povoação sede do concelho. Os alunos do Clube de Ciências Naturais e ambientais fizeram uma visita acompanhada à área identificada.
A área identificada (Quinta da Moenda) está, a alguns anos, a ser acompanhada pela Liga da Proteção da Natureza (LPN), conservando ainda alguma da flora autóctone da região (ácer, amieiro, medronheiro, castanheiro, pilriteiro, freixo, loureiro, carvalho(s), salgueiro(s), urze-arbórea, entre outras).
Após a identificação da flora os alunos procederam ao levantamento da biodiversidade animal, selecionando doze espécies presentes no ecossistema local, algumas das quais ameaçadas ou com baixo índice de observação (lontra, gato-bravo, raposa, águia-de-asa-redonda, bufo, guarda-rios, cágado, salamandra-de-pintas-amarelas, sapo-parteiro, cobra-de-ferradura, borboleta-cauda-de-andorinha e libelinha). No Clube de Ciências Experimentais e Ambientais os alunos procederam a uma caracterização simplificada das espécies.
Numa segunda fase os alunos planificaram o trabalho a desenvolver com o objetivo de dar resposta aos pressupostos do projeto. Assim foi criado um painel representando o ecossistema e modelos tridimensionais dos animais. O livro “Rota Postal da Biodiversidade” também não foi esquecido, tendo sido recolhidos testemunhos relativos à biodiversidade do ecossistema, assim como, compromissos para a sua conservação.
O painel e os modelos vão estar expostos à comunidade educativa nas atividades de encerramento do ano letivo.
O produto final utilizou como materiais painel de madeira 1 x 0,95 m (reciclado), cola UHU, papel de jornal, tintas para colorir.

Fotos do painel:

IMG_6988
IMG_6993
IMG_6996
IMG_7007
IMG_7009
IMG_7011