Select Page

Trabalhos 2016

Escola Secundária 2,3 Lima de Freitas

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)

Descrição do painel:
O ecossistema representa a mata que se encontra junto à escola e que pertence ao Parque Natural da Arrábida. Este parque Natural inclui uma cadeia montanhosa é área marítima adjacente, tendo um clima atlântico na vertente Norte e Noroeste, devido às influências dos ventos marítimos e um clima mediterrânico nas vertentes voltadas para Sul. O parque contém vários ecossistemas, sendo o representado o de matagal de montanha.
Este ecossistema tem uma grande variedade e inclui várias espécies autóctones tanto na flora como na fauna. Em relação à sua vegetação esta é caraterizada pelos tipos arbóreos de carrasco Quercus coccifera, que estão bem adaptados a climas ventosos e relativamente secos, assim como outras árvores da família Quercus e alguns pinheiros, oliveiras bravas (zambujeiro) e alfarrobeiras, que foram introduzidos ao longo de vários séculos de cultivo. Existem ainda muitas plantas aromáticas como a lavandula, o tojo, o alecrim e o funcho, envolvidos no meio de cardos cor de carmim, de plantas da família das margaridas e de orquídeas selvagens, as quais contam já com cerca de 30 famílias identificadas.
Em relação à fauna, a Arrábida é um local de grande diversidade, com cerca de 650 invertebrados identificados, nomeadamente 106 de aranhas (Classe Arachnida) 445 de escaravelho (Classe Insecta, Ordem Coleoptera), 61 borboletas (Classe Insecta, Ordem Lepidoptera), 37 de formigas (Classe insecta, Ordem Himenoptera) e 4 de tingideos (Classe Insecta, Ordem Hemiptera). Existem algumas espécies endémicas que não se encontram em mais locais no mundo, como é o caso de Geocharis boeiroi, o gorgulho-esmeralda-rosado Cneorhinus serranoi e o Candidula setubalensis ocorrerem exclusivamente na serra da Arrábida, este último, um caracol que se encontra na Lista Vermelha da IUCN.

Memória descritiva:
O painel foi elaborado pelas turmas E, D e F do 8º ano da Escola Lima de Freitas.
Para elaboração do painel com 2,5 metros de comprimento e 1,5 metro de altura, usou-se papel de cenário e tintas de guache.
Este painel fotográfico representa uma parte da biodiversidade presente no parque Natural da Serra da Arrábida, onde se tentou representar, da esquerda para a direita, o carrasco (Quercus coccifera), o caracol Candidula setubalensis, o javali, a raposa Vulpes vulpes, a águia-perdigueira ou águia de Bonelli (Hieraaetis fasciatus).
Como fundo temos a paisagem da serra da Arrábida que culmina com uma praia e a foz do rio Sado. Ainda se pintou algumas flores que aparecem nesta altura do ano, como é o caso da lavandula (a roxo) e de alguns narcisos silvestres (a rosa).

Fotos do painel:

IMG_1280
IMG_1281
IMG_1313
IMG_1316
IMG_1315