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Trabalhos 2016

Escola Básica Louro Artur

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Descrição do painel:
A nossa Escola pertence à freguesia da Charneca de Caparica, uma das 11 freguesias do concelho de Almada e foi inaugurada no dia 17 de setembro de 2007. A Freguesia é a maior do concelho e uma das mais populosas, ocupando, com os seus 252 hectares, cerca de 35% da área do município. A caracterização ambiental do nosso ecossistema assenta em três paisagens principais: a Mata Nacional dos Medos, a Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica e as nossas maravilhosas Praias.
A Mata Nacional dos Medos é um espaço verde localizado na nossa freguesia, com 340 hectares de área. Devido à deslocação das areias das dunas existentes a Oeste, o rei Dom João V de Portugal mandou plantar esta mata, no século XVIII, para evitar que essas areias dunares invadissem os terrenos de génese agrícola situados a leste. O local foi classificado como Reserva Natural em 1971. Na Mata dos Medos, podemos ir à descoberta das formas e cores da Reserva Botânica, sentir os cheiros e em silêncio ouvir o barulho do mar, das aves e do vento. A Mata Nacional dos Medos, relativamente à sua flora, é caracterizada sobretudo pela presença do pinheiro-manso, sendo constituída por comunidades de arbustos característicos das zonas mediterrânicas onde se faz sentir a influência do Atlântico. Na Mata Nacional dos Medos podemos ainda encontrar comunidades de pinheiro bravo, aroeira, carrasco, medronheiro, rosmaninho, tomilho, matagais de carrasco e também zonas de matos constituídos por tojo-chamusco e camarinha. A Mata possui 3 espécies que só existem em Portugal e 15 que só existem na Península Ibérica. Quanto à sua fauna, podemos encontrar aves como a águia-de-asa-redonda, o mocho-galego e a coruja-do-mato; mamíferos como o texugo, o ouriço-cacheiro e a gineta e répteis como a salamandra-de-pintas-amarelas e a lagartixa-ibérica.
Na Península de Setúbal, para além de um litoral caracterizado pela presença de povoações, sapais ou serras, surge entre a Trafaria e a Lagoa de Albufeira, a Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica. Criada em 1984 e ocupando uma área de 1.570 ha, a sua importância está principalmente ligada aos aspectos geológicos próprios da sucessão de estratos de rochas sedimentares que constituem a arriba (as mais antigas formadas há 15 milhões de anos). A arriba, que se encontra no estado fóssil, reporta-se a uma época em que a linha da costa se encontrava mais recuada.
Nesta área onde o desnível em relação ao mar chega, em alguns locais, aos 70 metros, a fauna faz-se representar de uma forma muito diversificada: perdizes, pegas-azuis, andorinhões-pretos , corujas, coelhos, raposas ou ginetas, são apenas algumas das espécies que escolhem este ecossistema pelas excelentes condições que permitem alimento, repouso e reprodução. Os anfíbios e répteis como o tritão, a rã verde o sapo-corredor ou a cobra-rateira escolhem os recantos de vegetação do pinhal e acacial, uma vez que proporcionam as condições necessárias ao seu desenvolvimento e sobrevivência. A variedade da fauna da Paisagem Protegida é complementada pela abundância e diversidade da flora e habitats naturais, de onde se destacam os pinhais, matagais, matos, charnecas, prados e as comunidades dunares. Adaptadas ao clima mediterrânico de influência atlântica, as espécies da flora autóctone associam-se em comunidades que definem as diversas unidades de vegetação e que modelam uma paisagem diversa onde se conjugam áreas agrícolas, prados, charnecas e matos, pinhais, acaciais e vegetação dunar.
Por fim, a nossa (enorme) costa compõe-se por um conjunto de maravilhosas praias, cada uma com o seu próprio ambiente. Os ecossistemas dunares são paisagens muito sensíveis devido à permanente exposição aos processos naturais de erosão provocados pelo vento, pela chuva e pelo mar. Na verdade, não há nada que separe as variadas praias a não ser divisórias imaginárias, que se ligam por uma grande extensão de areia, ligadas ainda, por um pequeno comboio turístico, que funciona durante os meses de Verão e que faz a delícia de todos.

Memória descritiva:
Enquanto Eco-Escola, a participação no Desafio UHU enquadra-se nos objetivos pedagógicos propostos para este ano letivo: formar e informar, educar e sensibilizar os nossos alunos e consequentemente, através deles, sensibilizar toda a comunidade para a importância da preservação da natureza e conservação dos ecossistemas (e respetiva biodiversidade), assim como para o uso de produtos que respeitem a temática da sustentabilidade.
A ideia da paisagem escolhida para o nosso painel partiu dos nossos alunos. Ao longo do ano, durante as aulas de Estudo do Meio, foram sendo introduzidos alguns ecossistemas característicos da nossa região (incluindo a sua fauna e flora). Após explicarmos os objetivos do projeto, e debatermos várias opções, os alunos do 1º D decidiram representar a nossa costa de praias, bem como, acrescentar a essa paisagem a nossa arriba fóssil. No entanto, enquanto falávamos das características da paisagem das nossas praias, um dos alunos disse: - Professora, onde passo férias existe uma bola grande da marca de um creme. Aproveitámos então essa ideia e na nossa paisagem desenhámos essa bola, mas em vez da marca do creme, utilizámos a marca UHU.
Demos então início ao desenho do painel. De seguida, pensámos pintá-lo. No entanto, queríamos algo bem diferente e, em conjunto, optámos por uma técnica muito característica - o mosaico. Apesar de ser uma técnica bastante trabalhosa, foi a técnica escolhida pelos nossos alunos. Iniciámos então o corte dos papeis aos quadradinhos, utilizando vários tipos de papel que estavam completamente inutilizados (papel de impressão, papel de lustro, folhas de jornal, cartolinas, embalagens de cartão e caixas de cola UHU). Ao longo de algumas semanas, todos juntos, fomos preenchendo o painel com os quadradinhos das respetivas cores. Para complementar o nosso painel, desenhámos alguns elementos representativos do ecossistema escolhido que foram pintados com as técnicas de pintura ensinadas aos alunos ao longo do ano. Após termos o painel pronto para tirar a última fotografia, os nossos alunos, apesar de estarmos em Maio e ainda terem algum frio, tiveram uma ótima ideia: vestirem-se como se fossem para a praia. Então, trouxeram bolas, bóias, pranchas, baldes, pás, toalhas... E assim foi! Por momentos esquecemos esta chuva (que sabemos que é importante) e fingimos que estávamos todos numa praia da nossa Costa, num lindo dia de verão.

Fotos do painel:

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