Select Page

Trabalhos 2016

EB 2/3 de S. João da Madeira

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)

Descrição do painel:
São João da Madeira assenta sobre o dorso maciço de uma airosa colina, entre os 50 e os 300 metros de altitude. A cidade é atravessada no seu maior eixo, norte-sul, pelo rio Ul.
Está a 18 km da Costa Marítima, a 32 km do Porto, 40 km de Aveiro e 275 km da capital Lisboa.
O clima de S. João da Madeira é marítimo. De inverno os índices de pluviosidade são altos e os verões curtos e secos.
Existem diversos parques de lazer e jardins.
O Parque Urbano do Rio Ul é um moderno parque público com cerca de 300 mil metros quadrados. Este ganha ainda outra dimensão com a presença do rio Ul que o atravessa, criando ainda mais um cenário idílico. Este curso de água sofreu um alargamento do leito combinados com a construção de açudes, que a par de albufeiras abastecem o sistema de rega do próprio parque.
O parque contém milhares de árvores a maioria autóctone, apresenta uma grande heterogeneidade de habitats e espaços naturais fauna e flora importantes para a conservação da biodiversidade.
No sopé de encostas e na zona adjacente a vales e às margens da linha de água, desenvolve-se vegetação autóctone como o carvalho-alvarinho, aveleiras, sobreiro e rodoendros (Rhododendron ponticumbaeticum), e ribeirinha que compreende o amieiro, o salgueiro-negro e o choupo. A ictiofauna do rio inclui a truta e os endemismos ibéricos barbo do Norte, o escalo-do-Norte e a boga do Norte, bem como a enguia, espécie migradora ameaçada.
Os terrenos não urbanizados na cidade são vitais para o bem-estar das pessoas mas também para providenciar refúgio, alimentação e zona de reprodução de aves, milhafre-preto, mocho, patos, melros, pegas, rolas e pequenos mamíferos, insectos polinizadores, répteis e anfíbios. o caso de existirem rios e ribeiras o seu valor de conservação aumenta pelo efeito de corredor ecológico.
Conta também com edifício de apoio, a "Casa da Natureza", centro de interpretação ambiental.

Memória descritiva:
O Painel representa a biodiversidade da cidade de S. João da Madeira, onde está inserida a nossa escola.
Os alunos do 5º e 6º anos envolvidos no processo da realização do fotowall, fizeram uma reportagem fotográfica numa visita aos parques da cidade durante a Semana da Terra, como também colaboraram na sua execução.
Partindo de uma fotografia a preto e branco (que mostra os alunos na visita ao parque do Rio Ul, junto a algumas das árvores endémicas), a qual colocámos no centro do painel. Depois, espalharam-se em redor desta, outras imagens que nos mostram a fauna, a flora e ainda uma queda de água, existentes na área geográfica circundante da escola, bem como a interação das crianças que frequentam a mesma, com a natureza.
Este painel foi realizado sobre um suporte em cartão prensado, sendo constituído por folhas de papel de fotografia, de impressão, pedaços de papel de jornal, de revistas e outros tipos de papel como o crepon, o autocolante, o manteigueiro e o papel pardo ainda cola branca (para madeira) paus de gelado e tintas.
Para além destes, foram utilizados outros materiais como, pinceis, tesouras, máquina fotográfica, fotocopiadora, impressora.
O trabalho desenvolvido pelos alunos foi gratificante e interessante pelo conhecimento e a descoberta da biodiversidade da cidade.

Fotos do painel:

20160520_102256
20160520_153638
20160520_153832
20160520_153842
20160520_154000
20160520_154012