Select Page

Trabalhos 2016

Escola Básica de Mafra

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)

Descrição do painel:
O ecossistema escolhido é a Tapada Real de Mafra. A Tapada foi dividida em três partes separadas por dois muros construídos em 1828, estando atualmente a primeira, com 360 hectares, sob administração militar.
Desde o século XVIII até à Implantação da República, a Real Tapada de Mafra foi local favorecido de descanso e de caça dos monarcas portugueses, sendo contudo, nos reinados de D. Luís (1861-1899) e de D. Carlos (1899-1908) que a Tapada conheceu o seu período doirado como parque de caça.
Com a implantação da República passou a designar-se Tapada Nacional de Mafra, sendo utilizada fundamentalmente para o exercício da caça e para atos formais.
A partir de 1941 foi submetida ao regime florestal total, sob tutela da Direcção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas, passando a ser gerida numa perspetiva mais ambiental.
A variedade de habitats presentes na Tapada Nacional de Mafra, bosques, pastagens, matos e linhas de água, permite a existência de um grande número de espécies.
Na sua maioria de pequeno tamanho e de hábitos insociáveis, eles fazem parte do património natural português que a Tapada de Mafra tem orgulho em divulgar e proteger, Ex: Tritão verde, Tritão-de-ventre-laranja, sapo-comum, Açor, Gavião, Veado, Raposa, Lagartixa do comum e Lagarto-de-água.

Memória descritiva:
Os alunos do 2º e 3º ciclos foram desafiados em enviar para o e-mail da coordenadora do Projeto Eco Escolas da escola Básica de Mafra as fotos da Tapada de Mafra. As melhores fotos foram selecionados pelo pequeno júri constituído para o efeito. Foi construído o Photo Wall. As 6 fotos mais votadas pela comunidade escolar seguem nos ficheiros a seguir.

Fotos do painel:

DSCN4887
DSCN4892
DSCN4911
IMG_2884
mafra