Select Page

Trabalhos 2016

Escola EB23 de Milheirós de Poiares

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)

Descrição do painel:
O rio Ul, afluente do Antuã, nasce no concelho de Santa Maria da Feira, atravessa os concelhos de São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, onde desagua no rio Antuã. No sopé de encostas e na zona adjacente a vales e às margens da linha de água, desenvolve-se vegetação autóctone como o carvalho-alvarinho, aveleiras, sobreiro e rodoendros (Rhododendron ponticum baeticum), e ribeirinha que compreende o amieiro, o salgueiro-negro e o choupo. A ictiofauna do rio Antuã inclui a truta e os endemismos ibéricos barbo-do-Norte, o escalo-do-Norte e a boga-do-Norte, bem como a enguia, espécie migradora ameaçada.
No concelho de Santa Maria da Feira há um corredor ecológico na freguesia de Milheirós de Poiares que está a despertar o interesse pela sua preservação. A nascente foi criada a praia fluvial da Mámoa e a poente o Parque do Outeiro, um parque urbano. Entre estas duas zonas existe ainda uma grande área onde a paisagem é natural, com aspeto “desorganizado”, porque a natureza assim é. Espécies autóctones de fauna e flora desenvolvem-se livremente numa zona ribeirinha ainda não reabilitada, que constitui uma bolsa de biodiversidade de enorme valor ecológico.
Ao longo do rio várias espécies de fauna povoa esta zona húmida, onde a flora também encontra um ambiente propício, como os salgueiros, os amieiros, os sabugueiros, as tabuas, os lírios amarelos ou as orquídeas selvagens.
Toda esta área foi, outrora, de campos de cultivo e, nos últimos anos, alguns deles estão ao abandono, situação que permitiu, por um lado, conservar a vegetação ribeirinha e favorecer a formação de uma zona húmida e, por outro, gerar algum desequilíbrio no ecossistema, com o aparecimento de algumas plantas invasoras.
A riqueza da flora e fauna está muito para além das primeiras observações. Um olhar mais atento permite encontrar mais espécies vegetais e animais. Na arborização foi dada particular atenção ao uso de espécies autóctones, encontramos por isso vários carvalhos e pinheiros mansos. As flores silvestres brotam entre a vegetação dando um particular colorido a toda a paisagem.

Memória descritiva:
Para a escolha do eco-sistema foi realizada uma saída de campo. Os alunos optaram por representar a zona relativa ao Parque de lazer do Outeiro.
Iniciaram a construção do photo wall através de desenho e posteriormente foram realizadas as colagens de várias espécies. Foi elaborado um ervário com as características das folhas de diferentes espécies.

Fotos do painel:

IMG_0002
IMG_0050
IMG_0289
IMG_0351
2016-05-13 16.12.46 (1)
2016-05-13 16.09.57