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Trabalhos 2016

Escola Básica e Secundária Henrique Sommer

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)

Descrição do painel:
O ecossistema representado no nosso Photo Wall, desafio lançado pela UHU, no âmbito da Biodiversidade mostra algumas das espécies existentes em redor da escola e algumas na própria escola como é o caso do esquilo vermelho e do pinheiro bravo. Além destas duas espécies fazemos referência à giesta amarela e ao lírio roxo e ainda ao corvo, pato de bico vermelho e ao bufo real que é uma das espécies protegidas por uma das empresas locais.
A giesta amarela - Cytisus striatus - é uma planta nativa de Portugal que existe em grande abundancia na nossa zona. É um arbusto caducifólio com flores amarelas, sendo o fruto uma vagem arredondada coberta por pêlos. É uma planta bem adaptada a ambientes muito expostos ao sol, rupícola (que vive nas rochas), sendo ainda frequente a sua utilização para colonizar plantações florestais e solos abandonados pela agricultura.
As giestas são conhecidas como Maias, pois no 1º de Maio há o hábito, no Interior Norte e Centro de Portugal, de colocar uma ramo desta espécie nas portas ou janelas das casas, “contra o carrapato”, ou seja, contra o mau-olhado, ou “para que haja fartura”.
O pinheiro bravo - Pinus pinaster - é uma árvore de grande porte, podendo atingir os 30 - 40 m de altura. O tronco tem uma casca espessa, de cor castanha avermelhada, profundamente fissurada. As folhas são agulhas, emparelhadas, de cor verde-escura, com 10-25 cm, rígidas e grossas.
O lírio roxo do género Iris é uma planta herbácea com folhas longas e laminares de cor verde-azuladas e com flores bem aromáticas e de cor violácea. Esta planta é encontrada no meio de pedras junto a zonas onde exista água em quantidades moderadas.
O Esquilo vermelho - Sciurus vulgaris - é o único roedor arborícola com hábitos diurnos na nossa fauna. Possui uma agilidade incrível, que lhe permite dar grandes saltos nas copas das árvores, e a sua cauda felpuda torna-o inconfundível. Os esquilos vermelhos são uma das "coqueluches" da Nossa Escola, uma vez que andam a saltitar de pinheiro em pinheiro. São muito acarinhados pelos alunos.
O pato de bico vermelho - Netta rufina - existe em grande abundância nos lagos existentes na zona circundante à escola. Os machos são inconfundíveis, possuindo uma cabeça em tons dourados e alaranjados, e um bico vermelho, bastante contrastante com o peito preto.Já as fêmeas e os jovens possuem como marcas mais distintivas as bochechas claras e uma coroa castanho escura, sendo o dorso mais escurecido contrastante relativamente aos flancos claros.
O corvo comum - Corvus corax - é uma grande ave de cor negra que voa em círculos e que possui uma longa cauda. Têm uma alimentação omnívora que inclui pequenos invertebrados, sementes e frutos, alguns são necrófagos. Na mitologia, os corvos são vistos geralmente como portadores de maus presságios, devido à sua plumagem negra e hábitos necrófagos.
O Bufo real - Bufo bufo - é a maior ave de rapina noturna do Mundo. Apresenta uma envergadura entre 1,50 e 1,80 m, com um comprimento que atinge os 69 cm, sendo que as fêmeas são maiores do que os machos. Caça ao anoitecer. Usualmente, alimenta-se de presas pequenas como coelhos, ouriços, roedores e pombos. Nidifica em cavidades nas rochas ou em troncos de árvores. O seu canto "Uhu" pode ser ouvido a vários quilómetros de distância. Foi encontrado um exemplar aquando da requalificação ambiental de uma fábrica que fica em redor da escola. É uma espécie ameaçada.

Memória descritiva:
Título: A Biodiversidade à Nossa Volta
Intervenientes: Alunos do Ensino Especial, CV2C e professoras coordenadoras eco-escolas e a professora Eugénia Lopes.
Material utilizado: cola UHU, cartão, arame,alicate, impressora, tesoura, restos de tecido, material recolhido no espaço envolvente à escola ( giestas amarelas, ramos de pinheiro bravo e restos de casca de pinheiro)
Procedimento:
(O trabalho foi realizado pelos alunos com o apoio das professoras supracitadas)
1ªfase - Pesquisa e recolha de informação sobre a biodiversidade existente na zona envolvente à escola.
2ªfase - Elaboração do projeto do painel ( informação a colocar; esquema do painel; material a utilizar)
3ªfase - Recolha dos materiais necessários à elaboração do painel
4ªfase - Elaboração do painel conforme o projeto elaborado.
5ªfase - Colocação do painel num espaço exterior da escola onde os alunos puderam tirar as suas fotos.
Foi um trabalho muito gratificante e de grande adesão e empenho. Continua exposto na escola para divulgar algumas das espécies existentes na nossa Escola e na zona envolvente.

Fotos do painel:

Construção
Construção1
Photowall
Pormenores
Aluno 1
Aluno