Select Page

Trabalhos 2016

Escola EB 2,3 Padre António Lourenço Farinha

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)

Descrição do painel:
Numa biodiversidade de milhares de espécies, quer microscópicas, quer macroscópicas, foram escolhidos vários animais dos quais destacamos abelhas, morcegos, pardais, melros, cigarras, raposas, ouriços, além de outros; como representativos de espécies botânicas, foram escolhidos sobreiros, castanheiros, pinheiros, giestas, papoilas, tojos, estevas, papoilas, entre outras. Para as paisagens, privilegiou-se as belas margens da Ribeira da Sertã.

Memória descritiva:
O MEU ECOSSISTEMA | Photo Wall – Memória descritiva
Título: Biodiversidade na região da Sertã
Nomes: Alunos Eco-Escolas EBPALF 2016
Localização: Escola Básica Padre António Lourenço Farinha, Sertã
Objetivos e finalidades do projeto:
1) Conhecer a biodiversidade do ecossistema da região da Sertã.
2) Dar a conhecer, através da utilização em atividades práticas, produtos que respeitam o equilíbrio dos ecossistemas (especificamente a linha verde UHU).
3) Incentivar a investigação de temáticas relacionadas com a biodiversidade, ecodesign e consumo sustentável.
4) Alertar a sociedade para a perda da biodiversidade na sua região e incentivar a sua preservação.
Descrição do Ecossistema:
O painel representa o concelho da Sertã em vista aérea. Neste “ortofotomapa mental” colocaram-se espécies de animais e plantas, florestas e trechos de paisagens, representativas da fauna, da flora, bem como do tipo de paisagens naturais e intervencionadas pelo Homem na nossa região. Numa biodiversidade de milhares de espécies, quer microscópicas, quer macroscópicas, foram escolhidos vários animais dos quais destacamos abelhas, morcegos, pardais, melros, cigarras, raposas, ouriços, além de outros; como representativos de espécies botânicas, foram escolhidos sobreiros, castanheiros, pinheiros, giestas, papoilas, tojos, estevas, papoilas, entre outras. Para as paisagens, privilegiou-se as belas margens da Ribeira da Sertã.
Fases e calendarização do Desafio UHU:
A construção do painel fez-se ao longo do segundo período em várias sessões de trabalho. Numa primeira fase deste projeto, os alunos recolheram dados em pesquisa na internet, fizeram saídas de campo e reportagens fotográficas. Posteriormente, selecionaram animais, plantas e paisagens, fizeram a sua impressão em “caixas tridimensionais”. Por fim, procederam à sua colagem no mapa mental que antecipadamente pintaram.
Quanto à inserção dos alunos no ecossistema, optou-se por inserir fotografias dos alunos e de uma professora como elementos representativos do Humano. Do mesmo modo, algumas fotografias de paisagem contem casas de alunos, atendendo a que o Homem também é ator e modificador deste ecossistema.

Fotos do painel:

UHUbiodiver1
UHUbiodiv7
UHUbiodiver3
UHUbiodiver4
UHUbiodiv6
UHUbiodiv2