Select Page

Trabalhos 2016

Escola EB 2,3 de Miragaia

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)

Descrição do painel:
O Horto (ou Parque) das Virtudes é um espaço verde que se localiza na zona histórica da cidade do Porto, mesmo ao lado da Escola Básica de Miragaia. O Horto é um jardim vertical que ocupa cerca de 4 hectares e que se estende em socalcos pela encosta de Miragaia, possibilitando uma vista única e inspiradora sobre a Alfândega, Rio Douro e Vila Nova de Gaia.
A simples visita a este jardim possibilita o contacto direto com um "tesouro" biológico, apesar do jardim apenas ser conhecido pelas suas japoneiras e também pelo facto de nele ser possível observar uma imponente árvore de Ginkgo biloba com mais de 200 anos e 35 metros de altura e que, em 2005, foi classificada como árvore de interesse publico, pela Direção Geral das Florestas.
A participação neste desafio permite-nos dar a conhecer a biodiversidade existente neste magnifico ecossistema de outro ponto de vista, os charcos. São vários e com dimensões variadas os charcos que podem ser observados no Horto das Virtudes, mas a sua biodiversidade passa despercebida a maioria dos visitantes deste jardim, tal como acontecia com os alunos envolvidos neste projeto. A saída de campo ao Horto das Virtudes, realizada no âmbito do projeto "Charcos com Vida", serviu de alavanca para que os alunos pudessem observar e identificar a grande diversidade de espécies que habitam os charcos, nomeadamente, a hortelã-de-água, a lentilha-de-água; o sapo-parteiro (larva, juvenil e adulto); a salamandra-de-pintas-amarelas (larvas); o barqueiro-grande; as larvas de efémera (ephemeroptera); as larvas de libélula; as larvas de libelinha; o caracol-aquático; as sanguessugas; os alfaiates; e o bicho-pau-aquático.
A simples observação da biodiversidade é um excelente pretexto para uma visita ao Horto das Virtudes!

Memória descritiva:
HORTO DAS VIRTUDES: UM LUGAR ENCANTADO!!!
São meia dúzia os passos que separam a Escola Básica de Miragaia do Horto das Virtudes e apesar da maioria dos alunos que participa neste projeto viver nesta zona da cidade desde que nasceu eram muito poucos os alunos que tinham entrado neste jardim e passam a sua porta quase todos os dias. Se por um lado o projeto "Charcos com Vida" possibilitou "a descoberta" da biodiversidade é através do Desafio UHU que os alunos dão a conhecer este magnífico ecossistema a nível nacional (através da Rota Postal da Biodiversidade e da divulgação do Photo Wall na pagina do projeto) e a nível local (através da elaboração do Photo Wall que permanecera em exposição na escola, na sala de Ciências Naturais).
Para alem dos objetivos relacionados com a participação neste desafio os alunos estabeleceram como prioridade para a construção do Photo Wall a reutilização de materiais e ainda a utilização de um pequeno numero de recursos, evitando o desperdício. Assim, optou-se por construir o Photo Wall sobre placard de cortiça existente na sala de aula e que possuía as dimensões necessárias. Seguidamente foram utilizadas algumas fotografias/imagens retiradas da internet de seres vivos que habitam no Horto das Virtudes e posteriormente foram afixadas no painel, tentando simular uma exposição de obras de arte num museu de renome, alertando para a importância da conservação da biodiversidade que deve ser admirada por todos que com ela contactam. Nessa exposição foi colocada, propositadamente, uma moldura (rectângulo de cartão móvel) vazia e pronta a ser ocupada pelos visitantes, neste caso os alunos da escola, que passam a fazer parte integrante da exposição, e que também desempenham um importante papel na preservação da biodiversidade do Horto das Virtudes, em particular e do planeta Terra, em geral.

Fotos do painel:

EBM_Photowall
EBM_Photowall_2
EBM_Preparação1
EBM_Preparação2
EBM_Preparação3
EBM_Preparação4