Trabalhos 2016

Escola EB 2,3 Soares dos Reis

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)

Descrição do painel:
A nossa escola encontra-se localizada em Vila Nova de Gaia, cidade que tem uma costa com cerca de 18 km, sendo o concelho que, a nível nacional, tem maior número de bandeiras azuis. Decidimos, por isso, que o ecossistema a ser representado no mural fosse um ecossistema marinho.
Procuramos que estivessem representados alguns dos seres vivos, animais e plantas, existentes nesta zona, nomeadamente, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, lapas, mexilhões, polvos, peixes de várias espécies, medusas, algas variadas como a alface-do-mar, laminária e fucus.
Porque os ecossistemas marinhos oferecem uma enorme riqueza e beleza natural sendo, no entanto, locais muito vulneráveis à ação do Homem procuramos, ao mesmo tempo, sensibilizar os nossos alunos para a necessidade de proteger estas zonas, minimizando ao máximo o impacto das ações humanas.

Memória descritiva:
Procurando contribuir para o aumento do conhecimento sobre a biodiversidade nacional alunos, pais e professores, incentivados pelas Coordenadoras do Projeto Eco-Escolas da nossa escola, participaram na criação de um painel, representativo de um ecossistema marinho.
A cor azul do painel simboliza o fundo mar, local onde vivem milhares de espécies! O equilíbrio evidente entre todos os seres vivos representados, procura demonstrar que ainda é possível a preservação dos seus habitats, bem como das espécies em risco de extinção. O polvo, de tentáculos enrolados, aproximando-se de uma rocha à procura de abrigo, depois de se ter “empanturrado” com um peixe distraído, torna evidente a dependência dos seres vivos dos fatores do meio. As bolhas de oxigénio que se vê serem libertadas pelas muitas algas aqui existentes, evidenciam bem o papel tão importante que elas desempenham no nosso planeta. As estrelas-do-mar e os ouriços representam a esperança de um mundo mais risonho e despoluído. É a nossa “estrela”: batalhar pelo futuro do nosso planeta!
O mar, presente nos pequenos peixes coloridos e no movimento ondulante das algas que constituem a base inferior do nosso mural, acaricia a atmosfera onde gaivotas, com gritos estridentes, cruzam os céus. Esta base compositiva tanto é mar como terra, multicolorida, albergando todos os seres terrestres na sua diversidade. Peixes e algas movem-se em liberdade neste ambiente em equilíbrio, acentuando a ideia de pro-atividade que quisemos transmitir em todo o painel. Trabalhar sim, mas com alegria, atitude positiva e, mais uma vez, a esperança num planeta azul onde o respeito pela vida seja a máxima maior.
No aspeto técnico foram utilizadas colas UHU, jornal, papel de embalagens, pacotes de leite, colagens e recortes, recorrendo sempre ao reaproveitamento de materiais.
Finalmente, queremos expressar o prazer que este projeto nos deu e referir que o resultado foi fruto de um ativo brainstorming e todos acabaram por colaborar.

Fotos do painel:

painel 1
painel 2
painel 3
Painel 4
Painel 5
Painel 6