Select Page

Trabalhos 2016

Escola EB 2,3 D. Domingos Jardo

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)

Descrição do painel:
A nossa escola localiza-se na freguesia de Algualva Mira Sintra, no concelho de Sintra. Dada a proximidade geográfica, e visto que a vista da nossa freguesia se faz sobre a serra de Sintra, a escolha natural para a construção/ilustração do nosso PhotoWall só poderia ser o Parque Natural de Sintra-Cascais. Esta área protegida estende-se desde o limite norte do concelho de Sintra, junto à foz do rio Falcão, até à Cidadela de Cascais, a sul. A serra de Sintra, apresenta 528 m de altitude máxima. À sua altitude junta-se uma extensa área rural e uma belíssima faixa costeira. De entre a grande diversidade de ecossistemas presentes neste área optamos por selecionar um ecossistema da zona da serra de Sintra.
O Parque Natural de Sintra-Cascais apresenta um clima temperado mediterrâneo, de tipo oceânico, com influência atlântica. As temperaturas mais amenas fazem-se sentir junto ao mar, e as temperaturas mais baixas registam-se na zona da serra. O vento faz-se sentir durante todo o ano. Os valores de precipitação registados na serra são mais elevados do que nas áreas circundantes, enquanto no litoral se verificam os valores mínimos.
No que se refere à geologia, a geodiversidade e a riqueza do património geológico, advém de existirem rochas sedimentares, ígneas, intrusivas e extrusivas e rochas metamórficas. As formações geológicas mais antigas são do Jurássico Superior e as mais recentes correspondem às areias de praia e aluviões do Quaternário.
A diversidade climática, de composição geológica e a riqueza dos solos permitem grande diversidade de flora, de características essencialmente mediterrânicas, ocidental-mediterrânicas, atlânticas e macaronésicas, destacando-se um conjunto muito extenso de cerca de 900 espécies de flora autóctone, sendo cerca de 10 % endemismos. Nas florestas destaca-se o pinheiro-bravo (Pinus pinaster), o cedro-do-buçaco (Cupressus lusitanica) e o eucalipto-glóbulo (Eucaliptus globulus). Existem ainda áreas significativas de cravo-romano (Armeria pseudarmeria), de cravo-de-Sintra (Dianthus cintranus cintranus), assim como algumas espécies ameaçadas, como o azevinho (Ilex aquifolium).
Uma grande diversidade de habitats, permitem também uma grande diversidade faunística, embora nem sempre facilmente observável, encontram-se nesta zona mais de 200 espécies de vertebrados. As aves destaca-se o falcão-peregrino (Falco peregrinus), o bufo-real (Bubo bubo) e o tartaranhão-azulado (Circus cyaneus), nos mamíferos, a geneta (Genetta genetta) e a raposa (Vulpes vulpes) são espécies representativas. A salamandra (Salamandra salamandra) e o tritão-de-ventre-laranja (Triturus boscai) apresentam nesta área protegida uma grande representatividade.

Memória descritiva:
Tendo em conta os temas escolhidos a desenvolver, no presente ano letivo, no Programa Eco-Escolas e o desejo em aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade local, não só dos alunos como dos pais e professores, os coordenadores do programa, em parceria com professores de Ciências Naturais (Catarina Maia e Sandra Marques) e Educação Visual (Anabela Gomes, Eduardo Ribeiro e Sérgio Reis), decidiram abraçar o Desafio UHU participando na criação do PhotoWall.
Numa primeira fase foi pedido aos alunos, das turmas do 8º ano, que realizassem uma pesquisa orientada sobre o Parque Natural de Sintra-Cascais. Esta informação recolhida foi posteriormente utilizada não só para a elaboração do projeto do PhotoWall como serviu para material de preparação a incluir no Caderno- Rota Postal da Biodiversidade.
Seguidamente, em colaboração com os professores de Educação Visual, elaboraram-se esboços para a criação do painel e seleccionou-se o projeto a desenvolver.
Para a construção do PhotoWall utlizou-se uma placa de platex (2,75m x 1,83m) onde se pintaram os elementos representativos do nosso ecossistema. De notar que o perfil utilizado para a representação da Serra de Sintra corresponde à visão desta área protegida a partir da freguesia onde a escola está inserida. Os seres vivos ilustrados representam as espécies mais representativas deste local. Esta tarefa foi realizada pelos alunos, do terceiro ciclo, durante as aulas de Educação Visual, tendo contado também com a colaboração dos professores acima mencionados. Na montagem do painel focamos a participação ativa dos alunos da turma E do 9º ano. De frisar a adesão e empenho demonstrado por todos os participantes na concretização deste projeto.
Tendo em conta a comemoração do Dia da Biodiversidade no dia 22 de maio, o PhotoWall estará exposto à comunidade escolar durante a semana de 20 de maio a 27 de maio, na entrada do Polivalente de forma a dar um lugar de destaque e para que todos os alunos da escola tenham um fácil acesso ao painel. Salienta-se que, na festa de encerramento do ano letivo, a realizar no dia 9 de junho, o painel voltará a ser exposto para ser dado a conhecer à restante comunidade escola, nomeadamente, pais/encarregados de educação.

Fotos do painel:

IMG_1199
IMG_1201
13293019_1195328133813153_901856068_n
13282291_1195681210444512_1742162398_n
13295279_1195328097146490_944609285_n
IMG_1215