Select Page

Trabalhos 2016

Escola Profissional Amar Terra Verde- Vila Verde

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos do ensino básico)

Descrição do painel:
O nosso ecossistema está Inserido na Região do Minho, no concelho de Vila Verde que alberga no seu seio dos mais pitorescos trechos desta região.
A beleza natural, fielmente traduzida no seu nome, Vila Verde, é recheada de grandes variedades de perspetivas visuais, sejam os caminhos cobertos com ramadas de videiras ou os aglomerados rurais de montanha, seja nos percursos viários de onde, regra geral, se vislumbram extensos panoramas.
Assenta este facto na diversidade morfológica, onde, a Norte, a barreira montanhosa forma um anfiteatro natural, o que concede ao concelho uma insolação excelente.
Se, da primitiva paisagem natural, grande parte foi alterada com a ocupação humana do território para satisfação das necessidades de cultivo, essa ocupação, de tão sabiamente integrada no meio ambiente, veio apenas enriquecê-lo.
A zona baixa do concelho, constituída pelos vales dos rios Cávado e Homem e rios afluentes e ainda o vale do Neiva, foi sendo objeto de regularização para cultivo. As construções de habitação e de apoio agrícola constituem um habitat disperso, com grandes casas senhoriais ligadas à agricultura.
A zona da meia encosta assiste a um processo de socalcamento e terraciamento do seu solo, enquanto na zona alta do território, mais montanhosa, a parca existência de solos propícios à agricultura gera o aparecimento de pequenos habitats concentrados, tais como Cabaninhas, Azedo, Mixões da Serra ou Porrinhoso.
O pinheiro bravo e mais recentemente o eucalipto têm vindo a substituir o carvalho, o castanheiro e demais vegetação que dominava as áreas serranas. Este processo de substituição da flora, os incêndios, os efeitos dos pesticidas e ainda a caça desportiva têm sido a causa direta da diminuição progressiva de várias espécies de fauna regional (lobo, javali, corça, raposa, lebre, coelho, aves de rapina, galinholas, etc.), que, apesar de constituírem um elevado potencial cinegético, veem hoje comprometida a sua sobrevivência.

Memória descritiva:
No âmbito do programa Eco-escolas há diversos projetos desenvolvidos pelos alunos que abordam a temática do ambiente, nomeadamente dos ecossistemas no planeta.
Um desses projetos integrado no Desafio UHU pressupõe a criação de um painel – O meu Ecossistema | Photo Wall, Desta forma, o projeto que foi desenvolvido refere-se a um ecossistema de rios. A sua concretização pressupôs que os alunos elaborassem um painel que evidenciasse um ecossistema de rios, próximo da região, da qual fazem parte integrante os seres vivos animais e vegetais, mas também o Homem. Este assume um papel importante na preservação de ecossistemas e manutenção das características ambientais mais ajustadas à melhoria do ambiente.
A concretização do projeto envolveu o desenho do ecossistema num painel e colocação de imagens coladas com os seres animais, vegetais e os próprios alunos. Este foi apresentado a 20 de maio para assinalar o dia da Biodiversidade a 22 de maio.
Durante as aulas a professora de História e Geografia apresentou os conceitos de biodiversidade e ecossistemas, e solicitou aos alunos que fizessem um esboço sobre um ecossistema da região.
Após a apresentação dos trabalhos, foi selecionado um deles que representava um ecossistema de rios.
De seguida um grupo de alunos do curso Vocacional 2 B (Catarina, Filipe, João Paulo, Luís e Carlos) começaram a preparar todo o material necessário para a concretização do trabalho: papel de cenário, tintas, pincéis, cola, fita-cola.
Iniciaram com a transposição do esboço anteriormente selecionado para o papel de cenário para depois colorirem e colocarem os animais com algum relevo. Estes foram colocados com colas e fita-cola.
Um dos problemas que surgiu durante o projeto foi como suportar fisicamente um painel com aquelas dimensões (2,5 x 1,40m). Este obstáculo foi ultrapassado com a colaboração da turma Vocacional 2 A, que realizou uma estrutura em metal capaz de suportar o painel, permitindo a integração do Homem no ecossistema, valorizando o projeto final pois, desta forma, no dia 20 de maio (data que assinamos o Dia Internacional da Biodiversidade), o trabalho passou a estar exposto na entrada da escola. Toda a comunidade escolar e envolvente poderá visualizar e experienciar o ecossistema.

Fotos do painel:

Foto-1
Foto-2
Foto-3
Foto-5
Foto-6
Foto-8