Select Page
“Desafio UHU” em tempo de COVID- 19.

Considerando que todas as nossas rotinas estão hoje postas em causa devido à situação preocupante relacionada com o COVID-19, a Associação Bandeira Azul da Europa vem desta forma propor outras possíveis abordagens para a concretização do projeto.

Apesar da calamidade que todos vivemos, há que encontrar alternativas com sensatez e, sentido de responsabilidade, mas também criatividade, capacidade de adaptação e resiliência.

Assim, solicita-se aos professores que, quando possível, e em articulação com os seus alunos, incentivem a realização dos trabalhos previstos para os concursos, agora adaptados para o desenvolvimento à distância, com a colaboração da família.

O Projeto

cropped-uhu.jpg

Os desafios UHU surgem de uma parceria entre o Programa Eco-Escolas e a UHU, reconhecendo a necessidade de aumentar o conhecimento e interesse pela biodiversidade nacional.

A inspiração dos desafios UHU às escolas vem do “mocho UHU” ou bufo-real (a maior ave de rapina noturna da Europa) que emite o som uhuuu e que habita também a floresta onde se localiza a fábrica da UHU na Alemanha. A presença da UHU nas Eco-Escolas visa alertar para a importância de conjugar a produção e o consumo com a preservação dos recursos em geral e da biodiversidade em particular. No cumprimento desta Missão pretende-se ainda dar a conhecer às escolas a UHU renature, criada a pensar na minimização da pegada ambiental.

Este ano letivo, tendo em conta os temas do ano do Programa Eco-Escolas – Espaços Exteriores e Comunidade Sustentáveis, os desafios UHU focar-se-ão especificamente a Biodiversidade Urbana.

 

Este desafio tem como objetivos:

  • Estimular através de atividades práticas o aumento da literacia para a sustentabilidade em geral e a biodiversidade urbana;
  • Dar a conhecer a importância das espécies do meio urbano ou peri-urbano;
  • Educar para a preservação dos ecossistemas e a sua bio e geodiversidade;
  • Desenvolver o pensamento crítico na procura de soluções para os problemas que ameaçam esses ecossistemas;
  • Desenvolver competências nas áreas de investigação, expressão plástica, reutilização e comunicação;
  • Dar a conhecer, produtos que respeitam o equilíbrio dos ecossistemas (especificamente a família ReNature).
  • Dar a conhecer os 17 ODS

 

Atividades

Para o ano letivo de 2019-2020 são propostos três desafios/atividades para três escalões:

 

Prazos

  • ENVIO DOS TRABALHOS ATÉ 30 DE MAIO

 

Prémios

A Definir
 
Coordenação:
Parceria: