Montado

Montado

O Montado é uma paisagem típica da Península Ibérica, presente em Portugal sobretudo, a Sul do rio Tejo. Entre outras espécies, nos montados podemos encontrar a Azinheira  que ocupa uma área de cerca de 413.000 ha ou pequenas áreas de Carvalho-negral . Contudo a espécie mais comum e emblemática deste ecossistema é o Sobreiro , árvore que no território nacional ocupa uma área de cerca de 716.000 ha. Na sua totalidade os montados ocupam uma área de cerca de 1.129.000 ha, representando cerca de 33% da área florestal. Preservando este ecossistema, mantém-se viva a extração de cortiça, utilizada sobretudo para a fabricação de rolhas. Esta atividade é uma fonte de riqueza nacional, sendo que Portugal é o maior produtor e exportador de cortiça a nível mundial, rendendo a exportação desta matéria-prima cerca de 900 milhões de euros ao país.
Além de ser economicamente rentável, este ecossistema mediterrânico é composto por uma enorme diversidade de espécies. Podemos contar cerca de 120 espécies de aves como por exemplo: Águia-de-Bonelli , Águia-imperial-ibérica  e a Cegonha-negra .

Também existem inúmeras espécies de mamíferos: Lontras (Lutra lutra),  Sacarrabos, Texugos, Doninhas, Raposas, Javalis e o tão mediático, Lince-ibérico.

As plantas aromáticas prosperam neste ecossistema, sendo fácil de encontrar: Lavanda, Tomilho, Rosmaninho ou Alecrim, plantas muito utilizadas na gastronomia alentejana. É possível diversas espécies de cogumelos que estabelecem uma interessante relaão simbiótica com os sobreiros.

Sabe Mais

SOBRE MONTADOS
Coordenação:

 

Parceria: