Estuário

Ecossistema de Estuário

Os estuários são zonas de transição entre água doce proveniente de um rio e água salgada, proveniente do mar. A mistura dos dois tipos de água confere particularidades a este tipo de habitat que, por possuir características físicas e químicas muito próprias, é um dos habitats mais produtivos do planeta.
O estuário tem assim um papel muito importante enquanto zona de berçário e desenvolvimento de várias espécies de peixes, moluscos e crustáceos, algumas delas de grande interesse económico.
Os estuários não são habitats uniformes: Por exemplo, o estuário do Tejo é composto por habitats de praias rochosas, pelos bancos de vasa, ostreiras, sapais e salinas. Cada um destes habitats possui flora e fauna adaptada às condições específicas de cada um deles, por exemplo:

  •  Os sapais são zonas húmidas salobras (mistura entre a água doce dos rios a montante e a água salgada do mar a jusante), que filtram poluentes e melhoram a qualidade da água. A sua capacidade de reter as águas de escorrência é ainda fundamental no controlo de inundações. Possuem um tipo de vegetação característica, adaptada a suportar as mudanças de salinidade.
  • As salinas são um habitat artificial resultante da ação do Homem (para extrair sal), mas que permite a existência de uma fauna diversificada, inclusive em macroinvertebrados resistentes a altos níveis de salinidade.

Pela abundância de alimento, estes habitats são excelentes áreas de descanso e são por isso visitados por inúmeras aves limícolas de importância internacional. As aves aquáticas utilizam as salinas de diferentes modos e em diferentes períodos, havendo uma rotação nas espécies que as procuram nas diferentes épocas do ano. O abandono das salinas ainda ativas provocará uma alteração radical das suas características ecológicas, ou mesmo a sua destruição. A transformação das salinas em tanques de aquacultura está a reduzir drasticamente a área disponível para as aves limícolas, pondo em risco uma parte importante das suas populações nidificantes, invernantes, estivais ou apenas migradoras.

Sabe Mais

SOBRE ESTUÁRIOS
Coordenação:

 

Parceria: