Desafio 2021/2022
Rota Postal pela Biodiversidade
Destinatários:
1º, 2º e 3º Escalão: Jardim de Infância e 1º, 2º e 3º ciclo, secundário, profissional e superior.
Como funciona a Rota Postal pela Biodiversidade?
As escolas participantes são “geminadas” pela ABAE (máximo 4 escolas). Esta geminação terá como critério a localização da escola (em diferentes regiões do país) e o grau de ensino (faixas etárias semelhantes).
O caderno chega à escola pelo correio ao cuidado do(a) professor(a) coordenador(a) e permanece na escola durante 1 semana (no máximo).
Depois de preenchido, o(a) professor(a) coordenador(a) deverá colocar novamente o caderno no correio para o destino indicado, fazendo uso do envelope que recebeu.
Recomenda-se ainda que os coordenadores de cada uma das escolas que se encontram associadas na mesma rota, comuniquem entre si (por email, ou outra forma que acordarem) podendo desta forma coordenar estratégias nomeadamente relativamente à forma de expressão e conteúdo das suas páginas.
Objetivos
-
Incentivar a investigação e aumentar o conhecimento sobre as temáticas relacionadas com a biodiversidade da região onde se localiza a escola e também a nível nacional;
-
Criar laços de trabalho colaborativo na rede Eco-Escolas.
O que vamos escrever no caderno em Rota?
Tema: Biodiversidade.
O contributo de cada escola deverá fazer menção a um ecossistema ou a determinadas espécies de fauna ou flora da sua região. Podem escrever um texto e colar desenhos ou outros tipos de imagens que achem pertinentes.
A forma de participação/preenchimento do caderno é da responsabilidade da escola que deverá selecionar os textos e ilustrações adequadas.
Podem ser usadas colagens de fotografias ou outros elementos que entendam.
Nota importante: Cada escola tem reservadas, no máximo, 10 páginas.

Prazo para envio dos trabalhos
- 31 de maio
Prémios
- a definir