Maquete do Mar

Descrição e enquadramento

Os oceanos contêm ecossistemas ricos e complexos com seres vivos de todas as formas, cores e tamanhos. O equilíbrio dos ecossistemas marinhos e costeiros está associado diretamente à sua biodiversidade, à manutenção das suas cadeias tróficas e dos ciclos dos nutrientes (adaptado de: www.ciimar.up.pt).

Pretende-se com este desafio a elaboração de uma maquete(*) que represente um ecossistema marinho, por exemplo:

  • Sapais, prados marinhos e poças de maré.
  • Lagoas costeiras e estuários.
  • Ecossistemas marinhos profundos

(*) O que é uma maquete?

Maquetemaqueta ou modelo é uma representação em escala reduzida, ou seja, é qualquer representação realista, podendo ser funcional ou não, dependendo do interesse do estudo. As maquetes podem ser feitas com uma grande diversidade de materiais, incluindo plásticos, metais, madeira e um material próprio chamado cartão de maquete. Em diversos lugares, há museus com exposições de maquetes (adaptado de: educalingo.com).

Objetivos

  • Estimular através de atividades práticas o aumento da literacia para a sustentabilidade em geral e a biodiversidade marinha em particular;
  • Educar para a preservação dos ecossistemas e sua bio e geodiversidade;
  • Desenvolver o pensamento crítico na procura de soluções para os problemas que ameaçam esses ecossistemas;
  • Desenvolver competências nas áreas de investigação, expressão plástica, reutilização e comunicação;
  • Reutilização de materiais para criação de novos trabalhos.

Metodologia

  • A maquete deverá ter a dimensão de 1mx 50cm, podendo a sua orientação ser vertical ou horizontal.
  • Deve ser construída com recurso à reutilização de materiais (plástico, papel, tecidos, etc.)
  • Deve vir acompanhada uma ficha técnica que apresente o ecossistema em causa ou uma especificidade do mesmo (identificação das espécies animais ou das algas, cadeias tróficas, ciclo de nutrientes, etc.)

Destinatários

  • 1º escalão – JI,EB1
  • 2º escalão – 2º e 3º ciclo, secundário, profissional e superior.

Prazos e Envio dos Trabalhos

Devem ser enviadas até 6 fotografias da maquete juntamente com uma ficha técnica em formato pdf, sobre o ecossistema até ao dia 28 de fevereiro de 2019

Nota: Fotos e documento em pdf devem ser colocados na plataforma Eco-Escolas até dia 15 de maio.

Júri

A avaliação dos trabalhos é da responsabilidade da ABAE e UHU.

Serão convidados para o júri os elementos da Comissão Eco-Escolas na área da Educação e Ambiente e ainda um elemento especializado em expressão plástica.

Prémios

Kits UHU e outros prémios surpresa.

Coordenação:

 

Parceria: